Home Artigo 5 formas de utilizar o WhatsApp para gerar vendas.

5 formas de utilizar o WhatsApp para gerar vendas.

fevereiro 2, 2016

 

O WhatsApp é o aplicativo mobile mais utilizado pelos brasileiros, segundo pesquisa da Conecta. Milhares de negócios já utilizam o WhatsApp para gerar vendas, mas será que estão explorando o verdadeiro potencial do aplicativo?

Confira neste post 5 dicas para usufruir ao máximo deste aplicativo focando em vendas para o seu negócio.

 

 

– WhatsApp como plataforma de S.A.C.

O S.A.C (ou Serviço de Atendimento ao Cliente) ainda é visto por muitos como um custo operacional e muitas das que realizam fazem praticamente por obrigação.

Porém, no S.A.C reside uma oportunidade enorme de ajudar um consumidor, construir uma imagem positiva da marca, evitar que ele cancele um serviço e vender novos produtos.

No WhatsApp, isso é muito facilitado, pois o cliente já está acostumado com a plataforma, não há dificuldade do uso com seus recursos e além disso, em uma conversa de texto, a pressão para o atendente é menor ao responder um consumidor, que ganha alguns segundos ou minutos a mais para trabalhar melhor o seu “jogo de cintura”.

 

 

– WhatsApp como ferramenta de comunicação para vendas

O WhatsApp já é bastante utilizado por vendedores e times comerciais. De vendedores de carro até diretores comerciais de multinacionais.

Se tratando de utilizar a ferramenta para vendas, normalmente o vendedor aborda um cliente que não tem seu número adicionado, muitas vezes nunca obteve nenhum contato com aquele cliente. Neste caso, deve-se tomar muito cuidado com o início da abordagem, pois em apenas uma frase, o seu prospect pode considerá-lo um Spam. Para isso, tenha informações o suficiente dele para iniciar um contato comercial: procure no Google, Facebook, LinkedIn e comece com um assunto de interesse do prospect.

 

wpp

 

– WhatsApp para promover conteúdos e ofertas

A partir do momento que já existe um relacionamento com um prospect, é possível se comunicar com mais eficiência e frequência – sempre respeitando o momento do cliente.

Uma dica é editar o nome do cliente conforme o momento dele, para ficar mais fácil de identificá-lo, ou mesmo colocar uma data referente ao último atendimento. Pode criar o critério que for melhor para seu negócio.

Estes conteúdos podem utilizar todos os recursos multimídia do WhatsApp. Se você vende roupas, pode enviar looks em uma lista de transmissão, se vende carros, pode enviar detalhes do interior do carro para ele, vídeos, áudios e até a localização de sua loja.

 

 

– WhatsApp como ferramenta de comunicação com equipes e stakeholders

Se você possui uma equipe que se comunica com frequência, você pode criar um grupo onde toda a comunicação fica registrada e atinge toda a equipe. É possível criar grupos por setores, projetos ou questão a ser resolvida. Você consegue enviar por e-mail todo o histórico de conversa e com isso registrar a comunicação.

Um detalhe importante sobre a criação de grupos é sempre criar e alinhar regras. Vale a máxima “o que é combinado não sai caro”. Essas regras podem estar relacionadas desde ao comportamento no grupo, até ao papel do WhatsApp naquele projeto.

 

 

– WhatsApp para gerar audiência para outras mídias

Utilizando o relacionamento estabelecido com o cliente a seu favor, é possível levar as pessoas do WhatsApp para o site, loja física, landing page, blog, evento, enfim, para o destino de seu negócio. O que irá definir o sucesso da ação é seu relacionamento com o cliente e o quão engajado com seu negócio ele está!

 

Essas foram algumas dicas para implementar em seu negócio e melhorar os seus resultados, sempre focando em gerar mais vendas.

Fique ligado em nossas novidades, siga o nosso Facebook e Instagram.

Até o próximo post.

Veja também!