Home Manequins na Mídia Rio Pinheiros ganha novos ‘saltadores’ em trampolins

Rio Pinheiros ganha novos ‘saltadores’ em trampolins

outubro 11, 2014

O Rio Pinheiros ganhou nesta quinta-feira (18) novos ‘saltadores’ sobre trampolins que fazem parte da intervenção do artista plástico Eduardo Srur com o objetivo de chamar a atenção para a poluição do rio. A série de intervenções foi batizada pelo artista de “As Margens do Rio Pinheiros”

Na quarta-feira, um boneco vestindo camiseta e shorts brancos já tinha sido instalado na Ponte Cidade Universitária. Agora, manequins de crianças e de uma mulher aparecem na Ponte Cidade Jardim, enquanto que um homem de sunga preta é visto na Ponte Eusébio Matoso.

De acordo com Srur, “a intervenção mostra o cidadão paulistano observando a sujeira e inutilidade que infelizmente tomaram conta do nossos rios metropolitanos”, disse.

A “exposição maluca”, como classificou o próprio Srur, “começará de um jeito, mas sofrerá diversas mudanças, que devem durar até novembro”, contou. As intervenções são um projeto incentivado pela Secretaria de Cultura do Estado, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.

exposicao3

Série de intervenções

O tema poluição já foi retratado em outras intervenções do artista. Em 2006, caiaques tripulados por manequins foram colocados nas águas do mesmo Rio Pinheiros. Já em 2008, 20 esculturas infláveis gigantes, em forma de garrafas PET, foram depositadas no Rio Tietê.

Além destas, o artista também foi responsável por colocar uma carruagem imperial na Ponte Estaiada em 2012. Na ocasião, afirmou que era uma forma de protesto contra o grandes congestionamentos de São Paulo.

Veja também!