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Socorro! O Cliente sumiu!

março 11, 2015

O título nos lembra uma velha comédia, mas a realidade é bem mais trágica… Na verdade, a vontade é de nem ouvir e ler mais notícias e mesmo os bate papos pra saber dos amigos como estão indo as coisas.

Andamos rodeados de más notícias e pessimismo, ou uma realidade tenebrosa, por todos os lados. Neste momento é muito difícil pensar que crise pode representar oportunidade. Quando o cliente some, o normal é pensar em crise como uma ameaça ao nosso negócio e sobrevivência e o instinto de preservação nos faz imediatamente em cortar gastos, mesmo que sejam investimentos produtivos, e aí podemos estar nos tornando os agentes da nossa própria crise.

Vamos colocar as coisas em perspectiva. É claro que precisamos preservar nosso negócio, e reduzir custos faz sentido para ajudar este objetivo. Mas temos que usar a cabeça e a racionalidade para não tomar atitudes que apenas nos deem um conforto emocional de estar “agindo”. A ação efetiva deve buscar cortes emáreas que não sejam percebidas como um valor para nosso cliente. Por isso, conhecer seu cliente e seus valores é algo que venho enfatizando sempre, pois entender o cliente te faz pensar como ele e os motivos de comprar em sua loja e seus produtos.

Assim, por exemplo, se atendimento consultivo é uma característica importante da sua loja, demitir vendedores treinados não é uma boa idéia, o que poderia ser opção em um sistema de auto serviço. Ou se seu produto for reconhecido como boa opção de presente, cortar a embalagem bonita pode diminuir o valor percebido e resultar em perda de vendas e clientes fiéis.

A realidade é que ainda haverão clientes dispostos a comprar, talvez em menor quantidade, e provavelmente valorizando mais o seu dinheiro, por isso ele precisa ser melhor motivado a gastar, e na sua loja, não no vizinho…

Por isso se o seu negócio é moda, lembre-se de investir na apresentação dos seus produtos, e de que sua vitrine represente bem a sua marca. Nunca é demais lembrar que a vitrine é sua principal arma de atração e que a criatividade é mais importante que grandes gastos. Uma vitrine atrativa representa até 80% das vendas de uma loja, e no caso da moda, os manequins são o segundo fator mais importante da venda, perdendo somente para a opinião dos familiares e amigos.

Estando ciente do que é importante, você pode cortar os custos que não farão falta, e investir naquilo que te dá resultado em vendas e na percepção positiva do cliente e assim desenvolver habilidades para superar a crise, e incrementar os negócios na bonança. Quem sabe assim, crise não seja mesmo uma oportunidade pra pensar fora da caixa e melhorar nossa produtividade?

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