Home Curiosidade Vitrinando com a Leader

Vitrinando com a Leader

março 19, 2015

Hoje o Vitrinando é com a Leader, na inauração da loja Voluntários da Pátria no Rio de Janeiro. Para quem não conhece, a Leader é uma rede de lojas que iniciou suas operações em 1951 e hoje está presente em 8 estados brasileiros (Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte) com mais de 60 lojas. Em um só lugar os clientes encontram moda feminina, masculina e infantil, além de moda para a casa, decoração, utensílios domésticos e  brinquedos.

Por ser uma rede de magazine, o maior desafio da Expor Manequins foi desenvolver uma linha de manequins que atendesse os diferentes setores da loja. Para isso, foi realizado um trabalho de pesquisa e desenvolvimento cujo resultado ficou incrível. Juntamente com a KT Arquitetura de Varejo, criamos uma coleção diversificada para atender os diferentes setores da loja: vitrine aberta, manequins em mesas expositoras, pontos focais, marcação de setores de acordo com os manequins.

A linha de manequins utilizada foi a Plex T customizada e pigmentada, cuja matéria prima é de alta resistência a quedas, pancadas e sem utilização de tintas, proporcionando durabilidade nos equipamentos e reduzindo custo de manutenção, ficando a critério da loja querer atualizar e renovar o manequim para acompanhar as tendências que vão surgir.

Vejam como ficou:

Captura de Tela 2015-03-19 às 11.29.58 Captura de Tela 2015-03-19 às 11.30.30 Captura de Tela 2015-03-19 às 11.30.44 Captura de Tela 2015-03-19 às 11.31.21

Abaixo vocês podem conferir um depoimento do arquiteto responsável, Julio Takano, que também é diretor da ABIESV (Associação Brasileira da Indústria, Equipamentos e Serviços para o Varejo), falando sobre o impacto que os manequins e toda o planejamento da loja causou nas vendas de Natal.

Os manequins, juntamente com o trabalho de decoração e sinalização da loja, fizeram muito sucesso entre os clientes na inauguração.

 

Leader: uma loja de 10 mil produtos

 

Organizar e expor cerca de 10 mil produtos em um espaço de 1.000 m² foi o desafio enfrentado pela KT Soluções para o Varejo para o novo modelo da loja da Leader, inaugurada no início de dezembro, no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro.

A abertura da loja provocou uma grande movimentação no bairro de clientes que foram às compras antecipadas para o Natal. Modernos manequins com looks para o Réveillon, com display estilo passarela, com sugestões perfiladas, como um desfile de moda que alegrou quem passava pelo local.

A cultura da marca é focada na excelência de “encontrar tudo em um lugar”. A rede de lojas trabalha com vários segmentos como moda, utilidades domésticas, eletrônicos brinquedos, telefonia, beleza, decoração, produtos de cama, mesa e banho. Ou seja, públicos, desejos e aspirações distintas.

O Grupo Leader é uma empresa do Banco BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina. A rede de varejo conta com 91 lojas de departamento em oito estados brasileiros.

Com o conceito “Sua moda, sua casa, sua vida”, é das maiores e mais completas rede de lojas de departamentos do Brasil, há mais de 63 anos. Trata-se de uma das redes de varejistas que mais cresce no Brasil.

O desafio foi projetar várias lojas em uma só, integrando o conceito da marca e identificando o comportamento dos clientes. O segredo foi contemplar a exposição dos produtos aos diferentes públicos. Mas qual é o comportamento da família dentro de um ambiente de venda em uma loja de departamento.

Por exemplo, a mulher decide nas compras de roupa, decorações. Já o homem decide sobre a compra de celulares.  Ou seja, projetar a loja de acordo com estes públicos no sentido de potencializar o acesso facilmente a todos os produtos da loja, estabelecendo a comunicação entre eles.

Quando recebemos o briefing do projeto fixamos o objetivo de causar, nos diferentes consumidores da loja, o sentimento de bem estar, que se traduza em vendas, que o encante a ponto dele voltar à loja e falar bem dela para amigos e conhecidos.

O ato da compra deve ser de prazer, de representar algo agradável, como um passeio, antes de tudo. Optamos por este caminho porque acreditamos nisto.

A nossa metodologia de desenvolvimento de projetos é baseada na integração da arquitetura de varejo, do visual merchandising, da comunicação visual e do design de mobiliário, por meio do plano estratégico.

Começamos com o planejamento geodemográfico que permite mensurar com precisão os índices de desgaste de uma marca no mercado. A partir daí, fizemos delineamento de estratégias para o reposicionamento. Conseguimos aumentar a vendas em média em 30%. Houve projetos que atingimos até 100%.

Uma vitrine e fachada que chame a atenção e desperte para a qualidade dos produtos a ponto de fazer o cliente entrar, ficar, comprar e recomendar. Outro aspecto importante é a exposição dos produtos. Para dar destaque aos produtos, araras e expositores precisam ser customizados. Os provadores devem ser amplos, cheiros, refrescantes, com som ambiente agradável.

Com a abertura desta loja, a Leader passou a ter 92 lojas no Brasil. Depois dos anos de encerramento das atividades de lojas de departamento que fizeram história no Brasil, e mesmo as redes estrangeiras que simplesmente saíram do país na mesma época, como Sears e Dillards, é uma grande alegria e satisfação ver uma marca tipicamente nacional crescendo no país.

 

Julio Takano é presidente da ABIESV (Associação Brasileira da Indústria, Equipamentos e Serviços para o Varejo) e sócio da Kawahara\Takano Arquitetura Soluções para o Varejo. 

Ficamos muito felizes com este trabalho e desejamos para a Leader muito sucesso!

Para saber mais sobre os nossos manequins acesse www.expor.com

Fotos: KT Arquitetura

Veja também!