Home Uncategorized Como atrair o olhar dos clientes conectados?

Como atrair o olhar dos clientes conectados?

julho 15, 2015
Em tempos nos quais o cliente está sempre olhando para o celular, como atrair o olhar dele para o seu produto?
Esta é um pergunta que cada vez mais assombra os lojistas. Lidar com esse novo consumidor é um desafio de tentativas, pois não existe comportamento semelhante em períodos anteriores da história. E, se não estudarmos com calma as ações, os erros serão cada vez maiores e trarão cada vez mais prejuízos. Antes de tentar entender a tecnologia devemos entender as pessoas.
Recentemente, participamos do Google Mobile Day, um evento exclusivo para profissionais de marketing, no qual o Google divulgou dados de estudos recentes sobre o comportamento do consumidor mobile. Algumas informações são bem surpreendentes e vão contra alguns conceitos formados pela maioria das pessoas.
A nossa internet não é feita apenas de jovens e ricos, 62% dos usuários de smartphone têm mais de 25 anos enquanto 48,3 milhões de usuários de smartphone estão na classe C. Essa mesma classe C cresceu 204% em menos de uma década, enquanto a população total cresceu 10%.
Esse consumidor fica cada vez mais exigente e deseja qualidade no relacionamento que possui com as empresas que fazem parte do seu cotidiano, hoje 69% dos consumidores online concordam que a qualidade, o timing ou a relevância das mensagens de uma empresa afetam sua percepção da marca.
Além disso, 82% dos consumidores com smartphone consultam seus aparelhos enquanto estão na loja decidindo o que comprar. E desses, um em cada dez acaba mudando sua decisão de compra. E é aqui que ter uma boa estratégia faz toda a diferença. Como chamar a atenção deste cliente que “vive on line” quando ele está “desconectado”?
Ter um site e perfis nas redes sociais com o objetivo puro de vender não é o suficiente. Este novo cliente quer conteúdo relevante, deseja resolver problemas. Entender as necessidades do cliente é a chave para o sucesso.
A madrinha não quer um vestido para uma festa. Ela foi escolhida para abençoar o dia mais especial da sua melhor amiga, e quer estar lá, celebrando este momento da melhor forma possível. Você pode oferecer para essa cliente não só um vestido, mas também, informações sobre qual é o melhor modelo para o tipo dela, a cor que mais realça o seu tom de pele, e quem sabe, a bolsa ideal para criar um look bacana.
E não precisa investir muito para ter um bom retorno. A empresa americana Nordstrom possui um caso de sucesso absoluto com o site Pinterest.  Para quem não conhece, o site é uma espécie de mural on line, no qual você cria painéis e coloca lá imagens com assuntos de seu interesse.
Para comerciantes, o Pinterest tornou-se uma vitrine virtual, onde lojistas, principalmente do ramo da moda, expõem seus produtos para que os utilizadores do serviço compartilhem de forma rápida os produtos que lhe agradam. Graças a isto, os comerciantes aumentaram o tráfego de usuários em seus web sites, e consequentemente o volume de vendas através do meio virtual.
wikipedia
A empresa criou um perfil com seus produtos, e dicas para assuntos variados, inspirações de design, arrumação da casa, e o pulo do gato foi criar cartazes nas lojas indicando os produtos mais queridos no pinterest.
Com mais de 4 milhões de seguidores, eles possuem clientes e fãs engajados, que compartilham o seu conteúdo o tempo todo.
Captura de Tela 2015-07-02 às 18.15.26
Captura de Tela 2015-07-02 às 18.13.36
Captura de Tela 2015-07-02 às 17.58.53
Captura de Tela 2015-07-02 às 18.15.03
Parem para pensar como o seu cliente, as coisas que ele gosta e problemas que seus produtos possam resolver para eles. Assim você criará conteúdos relevantes e estratégias mais certeiras.
– Para ler as boas práticas de comunicação e marketing para celular, acesse Google Mobile Day;
– Para ler o case completo da rede Nordstrom no Pinterest, clique aqui;
– Para aprender mais sobre o pinterest e criar uma conta para a sua empresa, clique aqui
 
Nos encontramos na rede 😉

Veja também!