Home Artigo Os olhos compram primeiro

Os olhos compram primeiro

agosto 20, 2015

 

A impressão visual é a maneira mais fácil e efetiva de colocar o consumidor frente a frente com o seu produto. A vitrine cria uma comunicação próxima com a pessoa para depois conquistá-la e fazer com que o mesmo sinta o desejo de comprar.

visual merchandising varia de acordo com o público-alvo, regionalidade e idade. Seja de pequeno porte ou magazine, de luxo ou acessível, para cada grupo existe uma linguagem. As pessoas representam culturas diversas e estilos próprios de vida, portanto a vitrine exige um visual diferente.

As vitrines não são apenas espaços com manequins mudos e vazios! Elas expõem de maneira programada tudo que está à venda na loja. São feitas para conversar com o consumidor, fixar o produto e encher os olhos do cliente. Devem estar sempre impecáveis, muito bem decoradas e organizadas, pois não se esqueça a vitrine irá passar diretamente uma impressão de sua marca para o consumidor, você quer que essa impressão seja positiva ou negativa?

Desde que o comércio existe há alguém cuidando da imagem das vitrines. Apesar da profissão de Visual Merchandiser ser bem antiga, ela é pouco explorada e muitas pessoas não acreditam nesse investimento.

Mas mesmo com essa carência de profissionais, atualmente, o visual merchandising começa a ter mais importância. Os lojistas estão assumindo “que é mais fácil vender dessa forma”, e que sem essa ferramenta o lucro é menor.

 

Veja alguns dados a seguir:

  • Uma vitrine atraente e bem organizada pode ampliar as vendas de um comércio em até 40%. (Sebrae)
  • 42% dos consumidores dizem que ver um produto exposto em um manequim ou display é o 2° maior fator na tomada de decisão de compra, perdendo apenas para a influência de familiares. (NPD Group Inc.)
  • Vitrine representa 80% da decisão de compra do cliente. (G1)

 

O fator chave é entender o cliente e traduzi-lo para a vitrine, surpreender o consumidor é essencial. Use a sua criatividade para agradar o seu cliente e invista na imagem de suas vitrines, pode ter certeza que será um sucesso.

Caso tenha dúvidas e precise de algumas dicas e inspirações para montar a sua vitrine, venha visitar o nosso showroom e conhecer as diversas opções de manequins, que irão alavancar os seus negócios.

Veja também!