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Sua loja tem seu “Momento Instagram”?

junho 7, 2016

 

Não é novidade pra ninguém que as redes sociais mudaram nossas vidas, a conectividade é parte integrante de nossos dias e todos somos afetados por isso, até quem se recusa a participar. Nas ruas somos quase atropelados por gente digitando seus celulares sem olhar pra frente, campanhas educativas para não escrever enquanto dirige, as famosas, e por vezes inconvenientes, “selfies”… e o que não esteja registrado no Facebook ou Instagram, nem existe! (Veja meu post sobre a Era da Cultura Visual)

Se isso muda nosso modo de viver e nos relacionar, certamente muda nossa forma de comprar e consequentemente impacta nas nossas lojas.

 Abaixo, detalhe da Loja Forever 21 do SoHo em NY, que além de criar um momento ¨fotografável¨, cria conexão com a comunidade local.

 

Eu confesso que, embora isso não seja tão novo,  não havia percebido bem isso até recentemente quando fui a trabalho para Nova York.  Bem, parte do meu trabalho é visitar lojas, ver tendências, vitrines, como estão usando manequins, e naturalmente registrar isso. Estou acostumado a fazer isso de uma maneira “disfarçada”, de tanto levar bronca e ter seguranças me chamando a atenção e colados em mim durante minhas visitas. Porém, nesta última visita: Surpresa! Nenhuma bronca! Na verdade muitas lojas esperam e ATÉ INCENTIVAM você a fotografar e postar para sua rede a sua visita, criando pontos de interesse especialmente fotografáveis e identificáveis com a loja. São pontos focais que chamei de Momento Instagram da loja.  Comentando o fato com meus amigos americanos, eles confirmaram realmente que o posicionamento passou rapidamente de coibir para ignorar e depois para aproveitar a onda. Me disseram que alguma vitrines tem até a sugestão do hashtag # (mas isso eu infelizmente não vi pra fotografar!)

Veja alguns exemplos de lojas que já aderiram:

Uniqlo:

 

Ralph Lauren, com seu distintivo Ralphs Coffee, que permite comprar também um souvenier da marca:

 

E o ponto mais disputado do local para fotos…

Pensando bem, seria um grande desperdício não aproveitar este novo hábito para promover sua loja e sua marca justamente com a mais antiga e eficiente forma de promoção, o boca a boca, agora com imagem! Com esta ação o cliente praticamente oferece o seu testemunhal gratuíto às pessoas com que se relaciona, das quais muitos se identificarão com seus valores, interesses, life style, etc, ou seja, potenciais novos clientes… Finalmente entendi porque ao invés de me proibirem de fotografar, agora se oferecem para tirar minha foto!

E você? Que está esperando para criar o Momento Instagram da sua loja?

Texto por Marcos Andrade

 

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