Home Visual Merchandising Bate papo com Eric Feigenbaun

Bate papo com Eric Feigenbaun

julho 15, 2016

Veja nesta matéria o bate papo entre nosso CEO Marcos Andrade e Eric Feigenbaun, renomado profissional de Visual Merchandising, editor Nova York da Revista VMSD e diretor de workshops da WindowsWear.

Eric é convidado da Expor para dois incríveis eventos no Brasil nos dias 11 de Agosto em São Paulo e 12 de Agosto no Rio de Janeiro. Reserve em sua agenda, você não pode perder.

Acompanhe o bate papo a seguir:
 

Como você começou a sua carreira em visual merchandising?
Como muitos dos meus colegas, eu comecei como vitrinista logo após a formatura na faculdade, em uma loja de departamentos local de New York. De lá, fiz meu caminho até chegar a Diretor Corporativo de Visual Merchandising na Stern Department Stores, uma divisão da Federated Department Stores. Então, me mudei para diretor de Visual Merchandising no WalkerGroup / CNI, em Nova York. Uma consultoria de arquitetura, uma das maiores empresas de design de varejo do mundo. De lá, entrei nos setores editoriais e educacionais, aceitando as posições de Editor de Nova York da VMSD Magazine, e chefe do departamento de Visual Merchandising no LIM College, em Nova York. Eu também servi como professor adjunto de Design Store no Fashion Institute of Technology, em Nova York. Hoje, sou o presidente da minha própria empresa de design, Embrace Design, Conselheiro Editorial / editor Nova Yorke da VMSD Magazine, e diretor de Workshops na WindowsWear.

 

O que mudou na indústria desde que você começou?

Houve três grandes mudanças na indústria desde que comecei a minha carreira. Em primeiro lugar, havia mais lojas na época. Consolidações, fusões e aquisições reduziram drasticamente o número de grandes varejistas. Em segundo lugar, as lojas têm reconhecido a importância da marca. As lojas estão fortalecendo suas marcas em um esforço para criar um relacionamento com seus clientes e ganhar o reconhecimento ótimo e valorização de seu ativo através de suas marcas. Em terceiro lugar, claro, é a marcha inexorável da tecnologia. O varejo sempre abraçou as mais recentes tecnologias do dia. Hoje, devido à tecnologia, a indústria está mudando mais rápido do que nunca.
 

Qual foi o seu maior desafio enquanto na loja?

Incutir em minha equipe a importância de manter a essência da marca em tudo o que eles fazem. Clientes tomam decisões de compra com base no nome da marca e imagem. É fundamental que cada gesto que a empresa faz esteja em sincronia com as nuances de sua marca e da imagem que ela representa.
 

O que você acredita que é o futuro para os profissionais VM? Você acredita que o comércio on-line vai acabar nesta área?

Eu penso que este é um grande momento para os profissionais da VM. Devido aos desafios da economia e do constante avanço da tecnologia, o VM tornou-se mais importante do que nunca. Enquanto o debate continua sobre o comércio on-line ultrapassando a loja física, é importante compreender que não é varejo de tijolo e cimento OU varejo digital, mas de tijolo e cimento E varejo digital. Os dois devem trabalhar juntos. A loja física permanece o ativo mais importante do varejista. O desafio para os varejistas de hoje é oferecer aos clientes uma razão para voltar para as lojas. E eles vão fazer isso concentrando-se na beleza da loja através dos esforços de visual merchandising.
 

O que uma pessoa que quer seguir esta carreira poderia fazer ou estudar para ser um bom profissional?

Para ter sucesso em qualquer aspecto da indústria da moda, especialmente VM, é preciso saber o que está acontecendo no mundo em torno deles. O visual merchandiser bem sucedido terá o seu dedo no pulso da sociedade e seu polegar sobre o ritmo de sua cultura. É preciso permanecer atual e relevante, ao mesmo tempo tendo compreensão das nuances da marca que representam. Além disso, o visual merchandiser bem sucedido terá forte sensibilidade estética, e deve considerar uma graduação nas aréas de arte ou relacionada à design. Também devem participar de seminários, conferências e workshops relacionados ao tema.
 

Em sua experiência, o que muda no VM de país para país? E o que não muda?

Enquanto ainda existem muitos desafios econômicos e políticos e diferenças no mundo, estamos a caminhar claramente para uma comunidade globalizada. Hoje uma peça de vestuário pode ser concebida em Milão, feita de tecidos egípcios, fabricada em Hong Kong e distribuída em Nova York. É importante notar, contudo, que na concepção e realização de negócios internacionais, é preciso conhecer e compreender as diferenças culturais do país em que está a trabalhar. Embora existam certas nuances culturais de país para país, certos princípios de design relacionados ao varejo permanecem constantes. Uma compreensão básica da mecânica da visão, e certos aspectos universais do comportamento humano, são vitais para projetar e executar um ambiente de varejo bem sucedido.
 

É a sua primeira viagem ao Brasil? O que você espera para ver no mercado local?

Embora eu tenha viajado extensivamente em todo o mundo, na Ásia, América do Sul e Europa, esta será a minha primeira visita ao Brasil. Meus vários amigos e colegas brasileiros me dizem que é um país bonito, com muitos grandes pontos turísticos, sons, e esplendores culturais. À medida que a economia brasileira continue a crescer, espero ver empresas que busquem avançar seus negócios. Espero ver os varejistas explorando novas filosofias, tecnologias e técnicas que irão impulsionar suas estratégias de varejo para novos níveis de sucesso.

 

O que você pode nos dizer sobre a sua conferência? Quem se beneficiará com a informação que você vai compartilhar?
A conferência irá mergulhar no estado atual do varejo, o impacto da tecnologia, bem como a importância de se concentrar no ambiente de loja. Em suma, a conferência irá fornecer um roteiro para o futuro, uma vez que discute a integração de tecnologia no ambiente de loja física. Ele é direcionado para todos os níveis da organização de varejo, especialmente para aqueles que querem projetar sua imagem de marca e ao mesmo tempo atrair mais clientes para suas lojas.

Veja também!