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Abest Entrevista: Marcos Andrade, da Expor Manequins

outubro 12, 2014

Por Erika Masckiewic

Atenta às tendências do mercado de visual merchandising, a empresa Expor Manequins busca sempre fabricar peças com um diferencial na pintura, material e design. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IEMI – Instituto de Estudos e Marketing Industrial, o hábito de compra de moda mostra que a vitrine influencia por até 85% das vendas de uma loja. Este ano, o NPD Group também divulgou sua pesquisa apontando que os manequins são o segundo fator mais importante de venda de roupas, só perdendo para a opinião dos familiares e amigos.

A seguir, confira entrevista com Marcos Andrade, diretor de marketing da Expor Manequins.

Há quanto tempo existe a Expor? Conte a história da empresa.
A Expor completou 45 anos em 2014. Foi fundada por dois sócios, os Srs. Ledon e Garcia em 1969 e logo se destacou por ser uma empresa inovadora, que buscava o melhor do design nos centros de moda europeus e tecnicamente usando fibra de vidro que era o material mais avançada à época.

Em 1992, o Sr. Ledon decidiu aposentar-se e vendeu sua parte aos filhos do Sr.Garcia, que se incorporaram ao negócio. Neste ano também a Expor tornou-se licenciada na América Latina da Hindsgaul, a maior empresa de manequins naquela época. Em 94 iniciou o processo de internacionalização, exportando para mercados latinos. Em 95 iniciou a produção em resina plástica inquebrável. Em 2003, mudamos o parque fabril para Avaré no interior de São Paulo, em um processo de melhoria e expansão. De lá pra cá, muitas novidades aconteceram na empresa.

Em 2009 ao completar 40 anos, lança sua linha E MODELS, feita a partir de modelos reais escaneadas em 3d com o biótipo da mulher brasileira. Uma das modelos é a ganhadora da 3 edição do Brazil´s Next Top Model do canal Sony que recebe este contrato como premio. Em 2010 lançamos a linha de pronta entrega dos best sellers a Pret a Porter. Finalmente nos últimos anos além do constante investimento em design, introduzimos a pintura por robos, que garante a qualidade e permite a utilização de uma película protetora mais resistente, evitando riscos nos manequins e o E PRINT, pintura especial com estampas incríveis sob medida. Além disso iniciamos a operação na Colombia e fechamos uma parceria com uma das empresas mais importantes da Europa, a Hans Boodt.

Qual o material (cores, bases, cabeças, acabamentos) utilizado no desenvolvimento dos manequins?
Os manequins hoje são feitos com resinas plásticas para garantir uma vida longa à peça; o manequim é trocado porque é parte da moda, não porque quebra. Ele pode ser feito em qualquer cor e a variedade de acabamentos é enorme, desde reciclados a cromados. O manequim da Expor pode ser totalmente customizado, tornando a sua peça única e sob medida para criar identidade com sua loja e seu público.

Qual é a produção mensal da empresa? Quanto é destinado à exportação e para quais países?
A produção anual da Expor é cerca de 60 mil peças, sendo aproximadamente 20% destinadas à exportação. A Expor exporta para cerca de 25 países, sendo que os mercados mais representativos estão na América Latina e Estados Unidos.

No ano passado, a Expor Manequins selou parceria com a Hans Boodt, uma das maiores fabricantes de manequins na Europa. Como funciona esse acordo?
A linha de manequins da Hans Boodt vem complementar estrategicamente a variedade de modelos oferecidos pela Expor ao mercado. Para a Hans Boodt esta é a oportunidade de fornecer localmente atenção de primeira qualidade em mercados em expansão da América Latina, em que a Expor é lider, para os quais seus atuais clientes europeus estão se movendo.

A Hans Boodt tem investido em design criando personagens que se destacam no panorama das vitrines tais como os Ugly´s, Kissing Couple, Shapes, Shoelace e outros tantos que ajudam a compor o ambiente nas lojas, criando empatia e mais vendas para os varejistas.

O cuidado com suas coleções, a atenção personalizada ao cliente, a expertise na solução ideal são valores compartilhados que fizeram desta parceria um caminho natural para as empresas unirem seus esforços e conhecimentos no mercado latino americano.

A Expor Manequins tem showrooms fixos em diversos países. Quais são os mercados alvos?
A Expor é o principal player na América Latina e tem showrooms fixos nos principais mercados: Brasil, México e Colômbia. Além disso, participamos das principais feiras de moda do continente.

Quem são seus maiores clientes?
Normalmente, lojas de departamento, redes multimarcas e de franquias de forma geral, no entanto atendemos com a mesma dedicação aquele cliente individual que busca um ou dois manequins para sua loja. Inclusive porque para este cliente o investimento é um grande passo e não pode errar na escolha.

Como a Expor Manequins trabalha as questões de responsabilidade social e sustentabilidade na empresa?
A Expor busca criar valor para todos envolvidos em seu ambiente. Acreditamos em um ambiente limpo, seguro e agradável para nossos colaboradores, por isso buscamos fornecedores que agreguem valor à nossa operação com matérias primas de qualidade. A Expor produz manequins recicláveis há quase 20 anos, respeita o meio ambiente, participa de projetos de apoio à escola e centros de socialização de crianças do nosso entorno, além de projetos próprios de incentivo ao estudo e leitura, reconhecendo e premiando os filhos de nossos colaboradores que se destacam na atividade escolar.

De que maneira a empresa busca inovação no design de produtos e tecnologias? Como são feitas essas pesquisas de tendências?
A Expor é participante ativa de vários projetos de inovação em diferentes associações e grupos. Além disso, pela vanguarda que sempre tomou em utilizar novas tecnologias, somos sempre buscados por fornecedores quando querem trazer algo de novo para nosso país. Além disso, nossa equipe de desenvolvimento participa de muitos fóruns e feiras internacionais em busca de benchmarking, já que nada é originalmente desenvolvido para manequins.

Da mesma forma, a equipe Expor é antenada na moda e nas passarelas e a equipe comercial está sempre buscando oferecer opções aos nossos clientes que são bem informados e exigentes nestes quesitos.

Como surge a ideia de concepção de um manequim? Quais são os fatores importantes na montagem de cada peça?
Pode surgir de uma necessidade específica de um cliente para um projeto, ou identificado pela nossa equipe como uma necessidade geral de mercado. Uma vez determinada a viabilidade econômica do projeto, ele é modelado, seja fisicamente ou digitalmente, e criado um protótipo. Após as correções, o modelo é aprovado e posto em produção.

O carro-chefe da empresa é o processo de customização do manequim, por meio de um escaneamento digital 3D? O investimento nessa tecnologia foi determinante para o sucesso em outros países?
Sem dúvida a customização é uma grande habilidade que a Expor desenvolveu ao longo dos anos. O escaneamento 3D é apenas mais uma ferramenta moderna para viabilizar de forma mais rápida e econômica que a modelagem feira por um escultor. Antes da tecnologia do escaneamento digital, desenvolver um modelo era um processo mais lento e requeria um profissional com anos de prática e muito talento. A vantagem do escaneamento é sua rapidez e a fidelidade ao modelo escolhido, que ainda pode ser aperfeiçoado para chegar à necessidade apresentada.

Naturalmente quando se oferece a um cliente a possibilidade de ter um manequim adequado ao biótipo de seu publico alvo em seu país, apresentando um caimento perfeito à suas roupas, e assim gerando mais vendas, a possibilidade de sucesso é bem maior, mas reflete apenas uma forma mais acessível do que já fazíamos da forma convencional antes.

Os manequins também são vistos no interior da loja. Essa é uma nova tendência? Como harmonizar os manequins com os produtos à venda?
Cada vez mais os manequins são usados na loja como ponto focal e indutor de vendas. Nada mais natural do que transformar o interior da loja em uma grande vitrine e potencializar as vendas com essa ferramenta. As lojas de departamentos já faziam isso há anos e já colhiam estes frutos sem fazer alarde.

Como é a relação de manequins coloridos, hit nas lojas na Europa, com o produto final exposto na loja? Como as cores podem ajudar a alavancar as vendas no varejo?
As cores já são objeto de estudo há muito tempo. Quem nunca ouviu falar de que o Mc Donalds usa vermelho para despertar a fome. Da mesma forma os manequins podem ser usados coloridos para criar um ambiente energético, reconfortador ou mesmo simplesmente elegante e sofisticado. O manequim bem utilizado ajuda a compor o ambiente e a história da loja, valorizando seu marketing e os valores importantes ao seu público alvo. Por isso conhecer este público é importante para poder fazer a melhor escolha, sejam em poses e cores para ressaltar estas características e fidelizar o cliente.

Quais são as diferenças de manequins focados no segmento da moda, por exemplo, infantil, feminino, masculino e plus size? 
O nome do jogo é empatia. O manequim deve atrair o cliente. Por isso mais que a óbvia divisão por sexo e idade, o manequim deve reproduzir sua tribo e seus valores. Para cada público, seu respectivo manequim e felizmente hoje temos tecnologia e variedade para dar a cada um o que deseja.

Conte como funciona a tecnologia “Changing Faces”.
Changing Faces é uma ideia inteligente de propiciar sempre uma novidade na sua vitrine: uma face magnética que muda literalmente a cara de seu manequim. Assim hoje ele pode ter uma cara realista, amanhã uma máscara de super-herói, outro dia um rosto abstrato, no outro uma chamada promocional, sendo somente limitado pela sua imaginação. Você tem de forma barata, simples e rápida uma alternativa para chamar a atenção e ter dinamismo em seu merchandising visual.

Quais são as tendências para os próximos anos em visual merchandising, focando as vitrines do varejo?
A vitrine é o espaço mais democrático e a forma mais acessível que o lojista de qualquer tamanho tem para chamar a atenção e criar vendas. Em tempos de crise ela se torna mais importante ainda porque com um modesto investimento dá retorno grande e imediato. Desta forma acreditamos que o reconhecimento desta importância vai crescer e mais varejistas irão tratar de forma mais profissional suas vitrines, buscando investir em qualidade de exposição e medição de resultados. Como você já destacou também, cada vez mais as lojas entenda a força da vitrine para seu interior. Com as lojas em busca de seu próprio caminho para abarcar a diversidade do mercado, teremos um varejo cada vez mais desafiante e interessante.

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