Home Novidades Artista cria Cristo em ‘tamanho real’ com manequins e técnica barroca

Artista cria Cristo em ‘tamanho real’ com manequins e técnica barroca

outubro 11, 2014

Thiago Torina, de 20 anos, usou bonecos, resina e gesso em três peças.
Trabalhos serão usados em celebrações da Páscoa em Piracicaba (SP).

Um artista de Piracicaba (SP) montou imagens de Cristo em forma de estátuas de roca, um estilo do período barroco que consiste em “vestir” personagens religiosos com roupas de verdade para procissões. As peças de Thiago Torina, de 20 anos, representam Jesus em três momentos da Páscoa e serão usadas durante a programação da Semana Santa na paróquia Imaculado Coração de Maria, em Piracicaba.

dsc_0761

De acordo com Torina, que dá aulas de Educação Artística para crianças, as imagens de roca surgiram no século 16 e são uma tradição católica popular. “Naquela época, era muito caro para as pequenas comunidades terem imagens esculpidas por artistas, então elas começaram a fazer imagens a partir de estruturas de madeira e revesti-las com roupas. Dessa forma, elas ficam baratas e mais leves para carregar nas procissões”, disse o jovem, que foi seminarista durante um ano.

Torina fez três imagens, duas têm como base manequins de loja e a outra foi feita em madeira, com braços articuláveis. O artista usou ainda resina para fazer a barba e os cabelos, além de tinta e gesso. “Estou trabalhando no projeto nas minhas horas vagas e espero que as obras ajudem a evangelizar as pessoas que participarem das procissões”, afirmou o rapaz, que iniciou as atividades há um mês.

A primeira imagem a ser usada será a do “Cristo Rei”, que será carregada em procissão no Domingo de Ramos (13) e representa a chegada de Jesus em Jerusalém. Na terça-feira (18), a estátua do “Senhor dos Passos” será usada na procissão do Encontro, que encena o momento em que Cristo encontra Maria no calvário. Já no Domingo de Páscoa (20), a imagem do “Cristo Ressuscitado” estará na procissão que comemora a ressurreição de Jesus, conforme tradição católica.

“A intenção com o trabalho foi resgatar a tradição. Quando eu era criança, essas procissões e imagens me marcaram, então tive a ideia de fazer aqui na paróquia também, e o padre aprovou”, afirmou Torina. “Minha vontade é que as imagens façam as pessoas viverem a Páscoa de maneira aprofundada”, completou.

Para o pároco Giovanni Murazzo, é necessário valorizar a religiosidade popular, e essa iniciativa é um bom exemplo. “Essas imagens surgiram com o povo. Todos nós temos talentos dados por Deus e temos que usá-los à serviço da comunidade”, disse.

Programação

As imagens poderão ser vistas durante a Semana Santa na Paróquia Imaculado Coração de Maria. No Domingo de Ramos, a procissão acontece às 8h. A Procissão do Encontro será feita na terça-feira, às 19h30. Já a imagem do Cristo Ressuscitado será usada no Domingo de Páscoa, às 6h. A igreja fica na Rua Dona Aurora, 220, no bairro Pauliceia, em Piracicaba.

Veja também!