Home Aconteceu Cinza e Prata: elas podem ser uma solução para as vitrines!

Cinza e Prata: elas podem ser uma solução para as vitrines!

fevereiro 26, 2020

Se as cores fortes chamam a atenção, as cores neutras podem ser uma solução para as vitrines: em projetos onde existem muitos elementos, em coleções com muitas estampas, para projetos mais sóbrios, minimalistas ou que evocam o Futuro.

Sim, a cor cinza e prata representam o Futuro!

Interessante, não? Mas de onde vem esta sensação? Podemos começar a pensar nos anos 50 e 60 e na corrida espacial…foguetes, metais, materiais tecnológicos, robôs e os Jetsons!

E a lua prateada, objetivo a ser alcançado.

Digamos que esta cor representa a tecnologia e traz como solução para as vitrines o brilho, a simbologia de poder e glamour e o futurismo.

Aprendendo um pouquinho mais sobre como usar o prateado como projeto e solução para as vitrines

O prateado, metálico, como citado acima é uma cor que evoca a saúde (sim, saúde!), futurismo e glamour trazendo este tipo de solução para as vitrines. Entenda mais sobre esta paleta, associada diretamente ao metal Prata: em muitas culturas, a cor prateada está associada ao mágico e ao supersticioso. Um poder diferente do que é representado pelo Ouro.

A prata representa também o “antisséptico” com propriedades antibacterianas, o que pode ser uma solução para as vitrines de produtos relacionados a este meio, como da indústria farmacêutica, produtos fitoterápicos naturais e cosméticos.

vitrine prata Miu Miu Milão 2019

vitrine prata Miu Miu Milão 2019

E onde está o prateado na Roda de Cores? Como uma cor metálica, naturalmente ela não se encontra na Roda de Cores tradicional. Mas ela pode ser representada pelo cinza na escala cromática.

Como o prateado é uma cor neutra como o cinza, o branco e o preto, é fácil combiná-la com outras cores e assim ela pode ser uma solução para as vitrines que possuem projetos complicados e especiais. Ela não possui um par complementar de cor, e por isso apresenta esta versatilidade. Pode ser combinada com cores quentes como laranja e amarelo e com cores frias como o azul.

vitrine prata Kleinfeld NYC 2019

vitrine prata Kleinfeld NYC 2019

Porém, mesmo sendo metálica, a cor prata tem nuances, pode ser mais clara e refletir mais luz ou ser mais escura.

Pode até ter um tom mais amarelado ou avermelhado, e ainda assim continuar a ser prata!

Mais sobre significado

Além de todo o significado positivo e interessante visto no começo da matéria, a cor prata também pode ter outra conotação…É fortemente associado ao glamour, à saúde e ao futurismo….mas em contrapartida pode ser associado à “segunda posição” pois fica atrás do Ouro, representando algum tipo de imperfeição e sendo também uma cor transitória. Mas o prateado é tão lindo, que não queremos acreditar nisto ou ter esta percepção, não é mesmo? A cor é psicologicamente associada ao sentimento de clareza e honestidade, pois tem as propriedades reflexivas do espelho. Ela pode representar o espelho da alma.

O elemento metálico prata (Ag na tabela periódica, argentum em latim) tem propriedade antibacterianas.

O que significa que ele é tóxico para as bactérias, algas e fungos.

Historicamente tem conotação mágica e assim fazemos a associação da cor à pureza. Objetos feitos com a cor prata nos dão a sensação de serem mais tecnológicos, puros e limpos do que os feitos com outros materiais. Por isso esta cor é largamente utilizada em hospitais, banheiros e estações espaciais. Quer dizer, não é a cor que é utilizada nestes espaços, mas sim metais desta cor ou a própria Prata.

Além disso se você quer transferir estas sensações para projetos e ter este tipo de solução para as vitrines, o sucesso está garantido!

Clique aqui e saiba mais

Aqui também tem mais informação.

Com prata e cinza, não tem como errar!

Veja também!