Home Curiosidade Como otimizar os gastos da loja

Como otimizar os gastos da loja

junho 23, 2015

Todos sabemos que é preciso ter disciplina para pensar em novas formas de economizar em nossos negócios. Além disso, precisamos ter atenção e criatividade, pois as coisas mais óbvias são as mais dificeis de serem notadas.

Durante o 14º Backstage do Varejo, promovido pela ABIESV (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo) com patrocínio da Expor Manequins, os convidados falaram sobre a importância da gestão de ativos das lojas e shoppings.

Conscientizar a equipe sobre a importância do consumo inteligente da água e energia é o principal.

Ricardo Tiecher, da BRMALLS, trouxe dicas importantes para a redução do consumo de água e energia, que podem ser replicadas em lojas grandes e pequenas. Confira:

– Crie adesivos para os banheiros e coloque-os em locais visíveis, explicando sobre o fechamento das torneiras e a necessidade de não atirar papéis e outros itens de higiene durante a descarga;

– Regue o jardim ou limpe o chão com baldes, evite o uso de mangueiras;

– Ligue as luzes e equipamentos eletrônicos da loja apenas 15 minutos antes do início da operação;

– Preste atenção no uso do ar condicionado, colocando um funcionário como responsável para controlar a temperatura e desligamento em horários de fechamento;

– Programe os computadores para que, ao invés de ativar apenas o papel de parede quando não estiver em uso, eles desliguem o monitor por completo. O monitor gasta 80% da energia do computador;

– Use lampâdas de LED, além de ser mais econômicas, elas iluminam melhor e realçam as cores no ambiente.

 

A última dica é criar o hábito de fazer sempre a manutenção dos equipamentos para evitar o desperdício. Mesmo que não possa trocar os equipamentos constantemente, é importante estar em dia com a limpeza e reparo dos mesmos. Isso ajuda a controlar o escape desnecessário de energia e de dinheiro!

Esperamos que essas dicas sejam úteis em sua loja. Caso tenham outras práticas que ajudaram vocês na luta contra o desperdício, compartilhem com a gente nos comentários!

 

Sucesso e boas vendas.

Veja também!