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Dica de VM: Ponto Focal

agosto 18, 2015

 

Dando continuidade a série “Dicas de VM” hoje falaremos sobre o Ponto Focal.

O ponto focal é uma estratégia muito utilizada dentro do Visual Merchandising, ela é baseada na altura do posicionamento do produto em relação ao olho humano. Para entender melhor como essa técnica funciona vamos dividi-la em 4 níveis, veja a imagem acima.

 

Nível 1 – é o principal foco de exposição de produtos à sua disposição. O cliente não utiliza nenhum tipo de movimento com a cabeça para enxergar o seu produto, ou seja, seu produto é diretamente apresentado ao seu cliente. É o que também chamamos de “altura dos olhos”, que compreende uma faixa entre 1,20 e 1,80m de altura. Nesse nível você deve otimizar sua exposição, colocando tudo o que você realmente deseja vender. É uma oferta ou lançamento? Então, coloque o produto novo nesse nível!

Nível 2 – possui apenas uma ressalva em relação ao nível 1. Para visualizar os produtos, em geral, o consumidor precisa de um pequeno movimento com a cabeça, precisa olhar um pouco para baixo, o que faz com que não necessariamente o consumidor perceba esses produtos. Esse nível compreende desde o nível do chão, até a altura de 1,20m, aproximadamente. Nesse nível é interessante colocar produtos que o cliente possua um referencial de destino, ou seja, produtos que façam parte do setor, mas que não necessariamente precisam estar expostos em evidencia para que o consumidor os procure.

Nível 3 – já exige um esforço maior para visualização. Esse espaço normalmente se encontra acima dos 1,80m ou 2,00m de altura. Faz-se necessário que o consumidor “olhe para cima”, para visualizar o produto. Nesse espaço é recomendado a exibição principalmente de sinalização ou comunicação visual. Só se deve utilizar esse tipo de exposição de produto quando este tiver uma dimensão considerável, de modo a poder identificar e localizar à uma certa distância.

• Nível 4 – é o nível do chão. Dificilmente se utiliza este local para informações, principalmente pela dificuldade que o consumidor tem de notar esse tipo de informação. Dependendo da necessidade, pode ser explorado para a exposição de produtos infantis, onde as crianças tem fácil acesso.

 

Antes de organizar o seu ponto de venda, faça um planejamento estratégico, escolha bem o local dos produtos de acordo com a necessidade de venda. Utilizando essa técnica você verá que os produtos irão de encontro com o consumidor, podendo aumentar as suas vendas.

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