Home Uncategorized Dize-me que manequins escolhes, e te direi quem és!

Dize-me que manequins escolhes, e te direi quem és!

julho 30, 2015

O assunto não é novo e já saiu em anteriormente na mídia no mundo,(veja aqui) mas agora ganhou um destaque maior no Brasil, ganhando destaque no Bom Dia Brasil da Globo, e certamente não está longe o dia em que uma marca local enfrentará o tema. Pode ser a sua, portanto vale a pena pensar no assunto.

Pra quem acha que os manequins não tem muita relevância, pode ser um choque ser arrastado para uma polêmica sobre seus valores e sua responsabilidade social, no entanto, como já destacamos, seus manequins são praticamente embaixadores da sua marca, e carregam sua atitude e valores, por isso é bom pensar na imagem que sua vitrine está passando para seus clientes e o público em geral.

Veja que a polêmica em si não é um problema. Marcas como a Benneton sempre a utilizaram com sucesso, e embora parte do público a reprove, parece que seus clientes sempre gostaram de partilhar seus valores considerados vanguardistas e ousados. O CEO da Abercrombie and Fitch afirmou em 2013 que não produzia  em tamanhos grandes porque somente queria pessoas “bonitas e magras” comprando em suas lojas, porque elas atraem este mesmo público. Apesar do choque que estas palavras causaram à muitas pessoas e a repercussão na imprensa, ele afirma que sua marca não quer atingir todos públicos pois isso é um lugar comum. Talvez o cliente dele concorde, o mundo dos negócios nem sempre está alinhado com o politicamente correto.

Na matéria da Globo os repórteres expõe claramente sua opinião contra os manequins “super, ultra, mega magros”  e sobre a responsabilidade da loja em passar uma mensagem deturpada para suas clientes em relação à seus corpos idealmente “esquálidos”. Veja aqui. 

Atualmente com a variedade de produtos oferecidos pela indústria de manequins, não há razão pela qual não utilizar os embaixadores adequados à sua marca e valores. Há opções das mais conservadoras às mais ousadas em atitudes e diferentes biotipos retratando altas, baixas, gordas, magras, deficientes físicos, enfim o amplo espectro da diversidade humana ao dispor dos lojistas.

Mas, e sua marca que posição tem? Quais os valores que carrega e com que público se identifica? Sem avaliar isso e verificar o alinhamento com sua exposição, isso inclui suas vitrines e manequins, você pode estar passando a mensagem errada e ter uma forte exposição negativa. Pense nisso e aja antes de ser surpreendido. Ou melhor ainda seja você a surpresa positiva para seu cliente!

Veja também!