Home Artigo Já tenho a minha vitrine, e agora?

Já tenho a minha vitrine, e agora?

setembro 17, 2015

 

Hoje finalizamos a série “ABC da Vitrine” com um tema que é frequentemente esquecido, mesmo sendo muitíssimo importante.

Podemos dizer que é a cereja do bolo desse processo de estudar e montar a sua vitrine, alguém consegue adivinhar qual é?

Divulgação!

Isso mesmo, depois que a vitrine está pronta, muitas pessoas crêem que o trabalho acabou. Mas isso não é verdade, a divulgação da sua vitrine é tão importante quanto a iluminação e o posicionamento dos seus produtos, por exemplo. É necessário perceber que tudo faz parte de um processo que se complementa, e a divulgação faz parte da estratégia. Em muitos casos também, as pessoas têm crenças distorcidas sobre a divulgação. Acham que os gastos serão muito altos, ou que o poder da divulgação é pequeno e portanto dispensável. Mas isso não é verdade! A realidade é que a criatividade é tudo, e existem muitas formas para você trazer visibilidade para sua vitrine.

Pensando nisso, juntamos algumas opções boas para você ter em mente na hora de divulgar a sua vitrine. São dicas variadas que prometem melhorar a sua visibilidade.

1) Instagram/Facebook

Usar o Instagram ou o Facebook é uma ótima opção para dar visibilidade nos dias de hoje. Especialmente para aqueles que não querem gastar muito dinheiro para promover a sua vitrine. Existe também a opção de investir mais para obter um alcance maior, mas não é necessariamente obrigatório. Para ter sucesso nessa técnica, é necessário ter uma página no “face” ou no “insta”. O ideal é alimentar essas páginas semanalmente, para que sempre existam pessoas novas se interessando e criando um vínculo com a sua empresa. Quando a sua vitrine estiver pronta, basta você tirar fotos e publicar, de preferência com alguma mensagem interessante e convidativa na legenda, para que os seus seguidores tenham vontade de ir até você conhecer as novidades. Outra tática boa, é pedir para que amigos, clientes e funcionários da loja compartilhem as suas publicações, essa é uma ótima forma de ganhar visibilidade.

2) Assessoria de Imprensa 

Uma opção muita válida, mas não necessariamente tão barata, é contratar uma assessoria. A assessoria irá te auxiliar e combinar com você aonde será vantajoso para você aparecer (revistas, jornais, etc). É bom ter em mente qual é o seu público-alvo, sempre saber seus hábitos e costumes para nessas horas, dar um tiro certeiro. A assessoria pode te trazer mais visibilidade, em meios que provavelmente não seriam acessíveis sem esse serviço.

 

imgs_abcdavitrine_divulgacao

 

3) E-mail Marketing 

Essa opção também é uma boa forma de alcançar os seus clientes sem gastar tanto. Com os contatos que você já tem de seus clientes, você pode disparar um e-mail marketing avisando à eles sobre sua nova vitrine, e fazendo um convite para conhecerem a nova coleção e o novo espaço. É interessante deixar esse e-mail em um formato legal e chamativo, como um anúncio. Isso com certeza trará mais visibilidade, pois captará mais facilmente os olhos de quem receber. Uma vantagem dessa técnica de divulgação, é que você estará falando diretamente com pessoas que já são seus clientes, ou seja, pessoas que já mostraram interesse pela sua marca e estarão provavelmente abertas às suas novidades. E falando em “convite” vamos ao próximo tópico…

4) Recepção

Se sua verba for maior, que tal recepcionar um evento ou fazer um cocktail na sua loja, para às pessoas conhecerem seu novo espaço? Eventos assim sempre trazem grande visibilidade, e comentários sobre as marcas (especialmente com as redes sociais em alta). E não pense que isso é jogar dinheiro fora não!!!

Isso é um investimento em termos de vendas e em termos de relacionamento com seus clientes. É uma ótima forma de atrair um público potencial.

5) Boca-a-Boca!

Por último, mas não menos importante, temos o boca-a-boca. Essa é uma ferramenta extremamente poderosa quando o assunto é divulgação. É uma das formas mais impactantes de divulgar o seu espaço, e obter o interesse genuíno da parte das pessoas, e o melhor… Sem gastar nada! Propaganda nenhuma é mais poderosa, do que um amigo falando para você ir em algum lugar, ou comprar algum produto porque ele gostou muito.

Você pode começar a pedir para as pessoas que gostaram da sua loja, recomendarem para um amigo. Muitas vezes as pessoas esquecem de fazer esse pedido e a maioria dos clientes bem atendidos ficam felizes em recomendar novas pessoas. Isso aumenta muito o número de comentários favoráveis! Por isso é extremamente importante ser criativo e tratar os seus clientes bem. Isso irá diferenciar a sua marca das demais, e fará com que os seus clientes tragam mais pessoas para a sua loja!

Agora que a série “ABC da Vitrine” está completa, é hora de por a mão na massa e colocar em prática todo o aprendizado.

E aí, gostou? Então compartilha!

 

Veja também!