Home Aconteceu Manequim e Arte: o manequim além da vitrine

Manequim e Arte: o manequim além da vitrine

agosto 15, 2019
manequim e arte

No ano de 2015, em NYC, mais precisamente no MAD (The Museum of Arts and Design) aconteceu a exposição “The Art of the Mannequin”, sobre manequim e arte. Ela foi realizada pelo renomado designer nova-iorquino Ralph Pucci.

Pucci, designer e artista multidisciplinar, também desenvolve manequins. Ele começou o trabalho com manequins aos 22 anos, na fábrica de seus pais, onde os consertava.

Ralph Pucci e o studio

Ralph Pucci e o studio

Em seu trabalho ele usa as formas familiares dos corpos para criar manequins que atendem de forma específica as marcas e os estilistas. A exposição que foi a primeira com o tema mostra como manequim e arte caminham juntos.

Manequim inspirado na arte de Kenny Scharf

Manequim inspirado na arte de Kenny Scharf

Pucci começou seu negócio com manequins nos anos 70 quando emergia o conceito de “Super Modelos”.

Varejo: criação, vendas, manequim e arte

A grande sacada de Ralph Pucci foi transferir para os manequins as poses que o inspiravam. É possível ver na exposição o paralelo entre manequim e arte. Por exemplo, ele dava personalidade a seus manequins através de estudos das poses das estátuas greco-romanas, além de se inspirar nos performáticos looks de uma banda punk chamada New York Dolls. Eclético, não?!

Exposição de Ralph Pucci e seus manequins

Exposição de Ralph Pucci e seus manequins

Pucci tirou o manequim do anonimato criando novas formas de apresentá-lo, com uma visão específica de beleza e empoderamento. Tudo o que a indústria e o varejo precisavam. Ele aglutina manequim e arte fazendo com que seus manequins sejam mais do que peças comerciais…são esculturas e agentes de atitude. Muito apropriado para o mercado de moda onde as marcas buscam uma identidade visual certamente única.

Expor Manequins e Ralph Pucci

 

Marcos Andrade CEO da Expor com Ralph Pucci

Marcos Andrade CEO da Expor com Ralph Pucci

Marcos Andrade, CEO da Expor Manequins visitou Ralph Pucci em 2019 e nos conta como foi:

“Graças ao Eric Feingenbaun, nosso amigo em comum, conheci o Ralph Pucci e pude conhecer em primeira mão sua incrível história na construção desta marca icônica no mundo dos manequins. Fui visitar seu Show Room e fábrica que fica no 11o andar de um edifício em plena Manhattan! Além de um profissional talentoso, Ralph é um gentleman generoso em compartilhar seu conhecimento e experiência. Uma inspiração para todos nós do mundo do varejo e visual merchandising. Registrei com orgulho esse encontro e o livro autografado que me presenteou”.

Para se informar mais clique aqui

Veja também!