Home Aconteceu Manequins em Guerra!

Manequins em Guerra!

março 26, 2015

 

 

 

 

Durante o período da guerra fria, enquanto os problemas entre os Estados Unidos e a União Soviética se intensificavam, os americanos testavam suas bombas atômicas no deserto de Nevada. Quem morava na região já estava acostumado com a rotina dos testes que aconteciam sempre da mesma forma: no meio do deserto havia uma explosão, seguida por um flash de luz e um tufão de fumaça.

Na primeira metade do ano de 1955 foram conduzidos mais de uma dúzia de testes só em Nevada. Cada bomba que explodia, podia ser vista à 100km de distância. Com o passar do tempo os testes se tornaram uma atração turística, assistida principalmente de Las Vegas.

Devido à grande repetição de testes, foi criado um vilarejo no meio do deserto utilizando manequins como habitantes, com casas, comidas enlatadas e outros itens do cotidiano da tradicional família americana. Tudo para simular quais seriam os efeitos da explosão dessas bombas em um cenário real.

Os manequins eram posicionados de várias formas: sentados, escondidos e até mesmo comendo. Tudo para retratar o que aconteceria na ocasião de uma explosão, os resultados eram usados para montar o planejamento de defesa das cidades.

Aqui estão algumas das imagens da vila fantasma, feitas por Loomis Dean:

 

Expor_Manequins_Historia_Expor_History_Nevada

 

 

46469cd19ff702cd70cc377135e63c27

 

 

Atom Bomb Blast

 

 

e0d3d77b77f487eb5f765c2b36583b81

 

 

 

web1_NV150_atomic_002_2

 

 

As fotos mostram um investimento milionário que por fim foi abandonado. Mostram também o terror que fazia parte da realidade de todos, e deixa evidências de um período onde o poder destrutivo era muito assustador. Isso nos faz questionar como os instrumentos de guerra que temos hoje em dia, são ainda mais assustadores.

 

fonte: Time

Veja também!