Home Aconteceu Moda e Collab: combinação de sucesso

Moda e Collab: combinação de sucesso

junho 26, 2019
Moda e Collab

Você já se perguntou por que o conceito de “collab” está na moda? E ele está na moda em todos os sentidos. O termo collab é uma abreviação ou diminutivo da palavra collaboration, em inglês. E sim, a sua tradução é bem parecida com a palavra em português: colaboração.

Se hoje em dia existe uma ação que só traz benefícios aos participantes é a Collab. Esta ação está na moda porque a maioria dos artistas e outros profissionais (de qualquer área) já perceberam os benefícios de trabalharem juntos.

São muitos os benefícios de trocar idéias, materiais, experiências e contatos.

Fazendo isto, o conhecimento, experiências e materiais dobram, triplicam…em quantidade e qualidade! E a ação está na Moda pois é uma prática muito recorrente nesta área, que torna todo o processo de criação e fabricação muito enriquecedor.

 E como a Expor propôs uma collab com profissionais da moda?

A fim de incentivar e reconhecer novos nomes, a Expor fez uma parceria com a FAAP, (Fundação Armanda Álvares Penteado) que indicou alunas do curso de moda para uma collab. Ao serem escolhidas, estas talentosas estilistas colaboraram cedendo assim suas lindas criações para a elaboração de nosso catálogo.

Gostaríamos de registrar aqui a impressão de cada uma delas, e indicar para que conheçam suas coleções através do perfil de Instagram indicado ao lado dos nomes.

Mas quem vai dar o primeiro depoimento é Marianna dal Canton, coordenadora do Concurso FAAP de Moda, que nos trouxe as finalistas para esta parceria linda. Ela explica o que é o projeto e dá suas impressões:

O concurso FAAP MODA tem certamente como objetivo incentivar e preparar os alunos de moda para o mercado, simulando o lançamento de uma mini coleção de roupas nos mesmo moldes dos desfiles profissionais.

Os seis finalistas ficam em contato direto com uma equipe de especialistas do mercado como por exemplo, Mauricio Ianes, Max Blum, Fabiana Gomes, Roberta Marzolla, entre outros colocando em pratica o conteúdo passado em sala de aula e muito mais.

Moda e Collab

“Tenho um prazer enorme de ver há 15 anos esses jovens criando maturidade, responsabilidade e coragem de acreditar em si mesmos. A alegria e satisfação dos alunos, ao verem suas criações concretizadas e toda a bagagem de aprendizado adquirido nos meses de produção do concurso é inestimável para mim! Uma roupa para ser completa precisa de um suporte que se encaixe perfeitamente e complete o mood da criação, e neste sentido a Expor é impecável! Fazer parte do catalogo comemorativo da marca com algumas das roupas finalistas do 15° ano do concurso Faap Moda foi uma experiência muito especial e o resultado das fotos ficou simplesmente incrível!”

Meninas, aqui o nosso muito obrigada <3 Que o caminho de vocês seja de muito sucesso!

Maria Carolina @m.bbaraldi

“O fenômeno da collab na indústria da moda contribui para aumentar a criatividade dos estilistas, mostrar outras facetas de uma marca e fundir diversos públicos alvos que antes não se identificavam com determinado produto ou marca.

Um profissional de moda sempre trabalha em equipe, então não é difícil acrescentar uma collab em sua rotina.

Estilista Maria Carolina da FAAP

Estilista Maria Carolina da FAAP

Estilista Maria Carolina da FAAP

Ela serve para te dar outras perspectivas e novas idéias.

Particularmente a experiência da collab com a Expor Manequins foi incrível, a oportunidade de poder divulgar uma criação por meio de uma marca muito respeitada e que dá chances para novos criadores foi única.

Eles conseguiram evidenciar meu trabalho de maneira singular e muito respeitosa.”

Tarsila @grottobytmc

“Percebo que esse “fenômeno” de collab vem ganhando muito espaço no mercado da moda!! Marcas de todos os portes vêm utilizando esse recurso em seus produtos e coleções, interagindo entre elas para alcançar novos compradores e talvez até novos públicos.

Estilista Tarsila da FAAP

Estilista Tarsila da FAAP

Estilista Tarsila da FAAP

Vejo os profissionais de moda trazendo esse recurso em suas rotinas através de novas parcerias com marcas que às vezes enquadram em seus padrões ou até mesmo em padrões completamente diferentes!! Uma colaboração inusitada pode causar um ótimo impacto nas vendas!

Posso dizer que, a minha experiência de participar da collab com a Expor Manequins trouxe uma visibilidade incrível do meu trabalho. Ter o trabalho apresentado em um catálogo que é enviado a grandes marcas pelo Brasil é um privilégio para um profissional da nossa área!”

Giulia @g.giuliaferraro

“Acredito que cada vez mais o mercado está se pautando em collab, fazendo uma contraposição ao que era anteriormente quando sempre havia um “grande criador” por trás de uma marca.

É extremamente enriquecedor, em termos de processo de criação. Novos pontos de vista e questionamentos são abordados nesse processo e acabam trazendo um resultado que provavelmente não haveria se não fosse feito por toda a equipe.

Estilista Giulia da FAAP

Estilista Giulia da FAAP

Estilista Giulia da FAAP

É um jeito de abordar cada vez mais a diversidade de pensamentos e opiniões, de exercitar humildade e empatia, e também de abraçar novas possibilidades.

Colaborar com a Expor foi uma experiência incrível. Além de me darem a oportunidade de mostrar um trabalho no qual dediquei tanto, adorei conhecer um pouco da equipe, do showroom e do ambiente de trabalho.

Na minha opinião, é muito importante estar aberta a todas essas novas áreas e experiências que o mercado da moda tem a oferecer. Eu amei poder participar desse catálogo de alguma forma.”

Veja também!