Home Curiosidade Moda, férias, cores tendência e o Classic Blue da Pantone

Moda, férias, cores tendência e o Classic Blue da Pantone

janeiro 3, 2020
catálogo pantone

Nestes dias claros e coloridos do Verão podemos aproveitar para alegrar também nosso visual. A cor do ano, o Classic Blue da Pantone traz acolhimento e se mistura com as cores vibrantes propostas para a estação. Ouse nesta mistura tanto nas roupas quanto para acessórios, decoração e arte.

catálogo pantone

catálogo pantone

Além do Classic blue da Pantone, a empresa de consultoria de cores propõe para a indústria tons lindos de azul e verde. Aqui para nós no Brasil essas cores representam nosso céu, nossos mares e nossas matas. E caem muito bem para as estampas das coleções de Verão. Céus, araras, mares, folhagens, coqueiros, ondas, água de coco e tudo o que remete ao tropical e ao Verão na praia. Mas se você prefere a montanha, tudo bem. Temos tons de azul e verde mais profundos, que nos trazem a calmaria e o conforto da mata fresca e fechada. O próprio tom Classic Blue da Pantone traz certamente este espírito como proposta.

Relembre ou conheça as Top 12 cores e quatro clássicas sazonais para moda masculina e feminina

Publicado para a indústria da moda pelo Pantone Color Institute, o estudo de tendências e curadoria de cores, Fashion Color Trend Report, é a sua bússola para as cores direcionais mais icônicas da estação. Identificamos as Top 12 cores, assim como as quatro clássicas neutras mais vistas nas passarelas de moda de Nova Iorque no lançamento das coleções dos designers de moda para a Primavera/Verão.

Vamos analisar mais de perto estes tons de verde e azul, com os nomes e as definições dos tons:

PANTONE 16-4127

Heritage Blue

Um tom de azul honrado pelo tempo, Heritage Blue fala de tradição, confiabilidade e continuidade.

PANTONE 13-4720

Tanager Turquoise

O Tanager Turquoise esfria tudo com a sua presença relaxante.

PANTONE 19-4052 

Classic Blue

Uma presença expansiva, o Classic Blue evoca

o vasto e infinito céu noturno, abrindo um mundo de possibilidades.

PANTONE 19-5217

Storm

A cor Storm cativa com sua riqueza e profundidade.

cores Pantone para o Verão

cores Pantone para o Verão

PANTONE 19-4021

Blueberry

Blueberry, um azul meia-noite, provocante e meditativo, traz um ar de mistério.

PANTONE 15-5718

BISCAY GREEN | Um tom “aqua” conecta-nos às águas purificantes, Biscay Green esfria e refresca

PANTONE 19- 0323

CHIVE | Um verde herbal saboroso, Chive emana uma harmonia saudável e restauradora

PANTONE 17- 4021

FADED DENIM | Faded Denim, um azul confiável e dependente, nos passa conforto e leveza.

PANTONE 18 – 4528

MOSAIC BLUE | O petróleo Mosaic Blue traz uma áurea de misticismo, graça e sentimentos profundos.

Sensações sobre as cores e o Classic Blue da Pantone segundo a própria Pantone:

Para melhor esclarecer o conceito das cores, contamos com o depoimento da diretora executiva da Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman: “A Primavera/Verão 2020 é uma história expressiva e colorida, pois vemos tons ousados, atraindo-se de uma maneira nova para criar histórias de cores mais provocantes – mas cada cor tem que ser forte o suficiente para se sustentar. Certamente forte e vibrante, a paleta de cores desta temporada mostra um desejo determinado pela positividade e alto-astral. ”

O Classic Blue da Pantone, representa nossa busca por estabilidade e proteção. É uma cor clássica no meio de uma cartela alegre. Inspira calma, tranquilidade e conectividade. Representa  certamente uma base sólida para a construção de uma nova era… Leatrice também explica este conceito do Classic Blue da Pantone: “Vivemos numa época na qual é preciso ter fé e confiança. Essa certeza e constância é expressa pelo PANTONE 19-4052 Classic Blue, uma cor sólida e confiável na qual podemos nos apoiar. Permeada por uma profunda reverberação, PANTONE 19-4052 Classic Blue nos incentiva a olhar além do óbvio e assim expandir nosso pensamento; desafiando-nos a refletir com mais profundidade, aumenta de fato, nossa perspectiva e abre o canal da comunicação”.

catálogo pantone

catálogo pantone

 

Saiba mais:

Segundo tudo o que foi visto na semana de moda de Nova York e Londres, a paleta de cores remete a uma sensação mais amigável, onde existe a liberdade de combinação das cores favoritas. É como se você abrisse seu guarda-roupas e escolhesse suas peças preferidas, sem se preocupar se elas possuem tons fortes diferentes. E usasse tudo junto…misturado! Ou seja, isto irá resultar em combinações inusitadas, de cores vibrantes. De verdes e azuis. De praia e montanha! Com o destaque para o Classic Blue da Pantone para adicionar um charme extra para suas combinações!

Abaixo um pouquinho de imagens desta paleta de cores, que certamente é o que você está vivenciando neste Verão, seja na praia, na montanha ou na cidade.

Há também uma paleta de clássicos, para dar base para as combinações das cores fortes.

Mas o intuito é este: ser livre, easy-going, amigável e fazer as combinações que você quiser, utilizando cores fortes sim! Trazer personalidade e ação livre de pré-conceitos para o uso das cores.

Ainda segundo Leatrice: “Combinando o desejo por estabilidade, criatividade e um design ainda mais espontâneo, a cartela de cores Primavera Verão 2020 traz infusões de uma herança cultural e da tradição com um “update” colorido que cria uma história forte e multicolorida em harmonias que são energizantes e otimistas” (Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute).

catálogo pantone

catálogo pantone

Estas cores irão habitar o universo da decoração, onde terão um pouco mais de longevidade, pois geralmente os produtos são mais perenes. Além disso, observe também como a tendência de cores contamina o meio das artes, do design gráfico e da comunicação.

Veja mais das cores em Londres.

Veja mais das cores em Nova York.

Veja também!