Home Uncategorized Plantas na decoração: um novo cenário?

Plantas na decoração: um novo cenário?

outubro 23, 2019

O uso de plantas na decoração em projetos de interiores comerciais vem acontecendo já faz um tempo. O uso da vegetação vem cada vez mais em tomando espaço e ganhando relevância.

As tendências de comportamento sempre surgem para sanar uma necessidade, ou como contraponto do comportamento vigente. Grandes cidades, muita tecnologia, agitação, poluição… Tudo isso fez com que pedíssemos por mais Natureza nas nossas vidas. Precisamos respirar, parar e observar o verde. E adotar plantas na decoração é uma ótima solução.

Usar plantas dentro de casa ou em projetos comerciais foi a maneira que encontramos de trazer o mundo natural para mais pertinho de nós. Sim, as plantas na decoração trazem (comprovadamente) um benefício ao ambiente onde estão colocadas. Elas embelezam, refrescam, melhoram o ar e trazem benefícios psicológicos para aqueles que utilizam o espaço onde elas vivem. E além de tudo isto, também simbolizam a nossa conexão com a Natureza.

Tendência Natural: plantas na decoração. Adote!

Então, esta tendência – que já virou estilo – ganha força pelas escolhas das novas gerações. Alguns jovens Y e a grande massa da geração Z direciona seu comportamento e consumo para tudo o que é mais natural, ecofriendly, contemplativo, slow…. the “Green Way of Life”.

Não foi à toa que a Pantone elegeu como cor do ano em 2017 o Greenery, um tom de verde fresco e vivo.

Podemos observar este comportamento em projetos arquitetônicos também. Muitos modelos e estudos, alguns já executados, possuem a inserção de vegetação nas construções, em fachadas ou sacadas.

Mas e o varejo? Como ficam ?

Um estudo feito pela Universidade Austríaca de Economia e Negócios revelou que os consumidores passam mais tempo nos espaços que possuem plantas e também interagem mais.

O uso de plantas e elementos naturais afeta o comportamento do consumidor nos shoppings. Então, o uso de plantas na decoração acresce perto de 25% do fluxo de pessoas e as torna 33% mais interativas com o espaço e com outras pessoas, criando mais oportunidades de vendas! As plantas reduzem o nível de stress e irritação, que impedem que as pessoas se sintam à vontade para consumir. Outro fator interessante é que a presença de plantas nas lojas age contra a “fadiga por atenção”, um tipo de cansaço por estimulação que faz com que o consumidor adie a compra ou fique insatisfeito com a loja.

H&M London

H&M London

Um outro estudo, muito interessante, revela que as lojas de rua que possuem árvores grandes e altas passam para o consumidor a percepção de produtos com grande valor agregado, principalmente no caso de mercadorias mais específicas.

E isto tem uma explicação? Tem sim. Uma explicação biológica, que vem sendo sentida e trazida pelas novas gerações Y e Z.

Nós, como seres vivos, temos afinidade com outros seres vivos, com outras formas de vida. A interação com eles nos faz de fato, sentirmos seguros e “em casa”. Afinal, somos e viemos da Natureza!!

Saiba mais…

Insira plantas em seus projetos, decór, entrada da loja, visual merchandising… Sempre consulte um bom profissional (jardineiro ou paisagista) para utilizar as espécies corretas. Isto é importante pois a estética das plantas deve condizer com o seu projeto, assim como a espécie e procedência. Com uma boa orientação evita-se utilizar Palmeiras para decorar uma coleção de Verão inspirada em Santorini (palmeira não é a vegetação nativa de lá…). E assim também se evita de utilizar espécies que necessitem de luz natural e que não irão se adaptar em interior de loja de shopping, por exemplo. Mas existem diversas maneiras de solucionar estas questões.

Lembre-se que as plantas em interiores, utilizadas de modo adequado trazem muitos benefícios. Porém, lembre-se sempre de que elas necessitam de cuidados e manutenção. Às vezes, regar, nutrir e aparar as folhas velhas já é o suficiente para mantê-las belas e felizes. Além disso cuidados simples e caseiros, que podem ser prazerosos para sua equipe.

O artigo abaixo é muito interessante e possui os links para os documentos acadêmicos de pesquisa. Vale muito a leitura!

Veja também!