Home Aconteceu Visual Merchandising Social: quando o VM faz a diferença além das vendas: lojinha Carisma

Visual Merchandising Social: quando o VM faz a diferença além das vendas: lojinha Carisma

fevereiro 7, 2020
Visual Merchandising Social

Doação: com o Visual Merchandising não é diferente: existe um visual merchandising social, apesar do conceito destas palavras parecer terem objetivos diferentes.

Toda forma de trabalho e projeto pode ser uma ferramenta de doação. Muitas pessoas doam seu tempo, seus esforços e bens materiais em prol de outros. É uma forma de colaborar e estender a mão para quem passa por dificuldades, sejam elas materiais ou emocionais.

Nós presenciamos e participamos do “nascimento” de um visual merchandising social, com propósito de vender sim! E de destinar o lucro das vendas para uma instituição que não visa o lucro, mas que visa a assistência ao próximo.

Este é o caso da loja Carisma, do Centro Social Carisma. Ele fica em Osasco, São Paulo, e atende a população local.

Loja Carisma

Loja Carisma

Um pouquinho de história e de como o Visual Merchandising Social agora faz parte da instituição

O projeto começou em 1994, através de um grupo de amigos da cidade de Osasco. Este grupo se reuniu para promover aos moradores de rua uma alimentação saudável e o acolhimento necessário. Após uma jornada de ações, em 2003 este projeto tomou corpo e nasceu o Centro Social Carisma, com ações organizadas e pontuais. A tarefa é a de inserir e integrar socialmente crianças e adolescentes por meio da arte, cultura e educação, com vista à autonomia. E então entra o que estamos chamando de Visual Merchandising Social!

Loja Carisma

Loja Carisma

O Centro possui uma lojinha/bazar para gerar renda. E como todo espaço comercial, existe a necessidade de cuidado e Visual Merchandising. Não só para apresentar melhor os produtos, mas para promover a organização e a qualidade de trabalho daqueles que atuam no espaço.

Além de que, ensinar a profissão de Visual Merchandising para os jovens é dar uma oportunidade para atuação no mercado de trabalho. Então, com as técnicas e ferramentas corretas é possível oferecer esta oportunidade para eles.

E como a Expor Manequins foi convidada a colaborar e a praticar o Visual Merchandising Social?

Saiba a trajetória do nosso Visual Merchandising Social!

Aqui temos a oportunidade de saber como a Celina Mendes, trouxe a Expor Manequins para esse trabalho lindo. Celina é a gestora da Instituição, que mantém parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social da C&A. Ela nos conta:

“O projeto da lojinha/Bazar surgiu em 2016 quando fizemos parceria com o Instituto C&A. A princípio começamos com um bazar grande onde atendemos 1.200 pessoas em um sábado com a ajuda de 70 voluntários. A maioria deles do Instituto C&A e os demais do Centro Social Carisma. Toda a doação das peças de roupas vem da C&A. Se trata de peças com pequenos defeitos ou de coleção passada.

Loja Carisma

Loja Carisma

Como o montante que recebemos é bem grande e contínuo, vimos a possibilidade de montarmos uma lojinha/BAZAR dentro da organização e abríamos 03 vezes por semana. Percebemos que estávamos vendendo muito bem e que as pessoas vinham comprar com frequência. Em todo o tempo tivemos ajuda do Instituto C&A com capacitação de VM, precificação e estratégias de vendas.”

E assim a Expor Manequins começou colaborar com o projeto…

Celina descreve que: “Em 1 ano de loja com 45 metros, o espaço ficou pequeno. Foi em outubro de 2019 que resolvemos construir um espaço de mais de 100 metros, ao lado da Organização. Assim atenderíamos melhor os nossos clientes. Então surgiu nossa lojinha/BAZAR. Tivemos a total ajuda e colaboração do colaborador/voluntário de VM Odair. Ele deu consultoria gratuita para a montagem da loja (equipamentos, manequins) e nos apresentou a EXPOR Manequins. Isto porque ele usa manequins da Expor nas lojas da C&A e conhece a excelência do produto. Ele me apresentou por e-mail o Octaviano, que de pronto nos atendeu doando dezenas de manequins de vários modelos.

Loja Carisma

Loja Carisma

Isto tem sido um grande diferencial para nossa lojinha/bazar. Devido ao fato dos manequins chamarem cada vez mais a atenção dos clientes e assim aumentar nossas vendas. Então, a combinação dos manequins masculinos, femininos e infantis ajudou a criar um ambiente mais descontraído, bonito e dinâmico.

Todo o recurso arrecado em nossos bazares/lojinha desde 2016 já fez muita diferença na Organização e na vida de centenas de crianças e adolescentes e suas famílias. Os preços praticados na lojinha/bazar são muito convidativos e as peças de excelente qualidade.”

Orgulho em participar e ver como o Visual Merchandising Social traz resultados

Além do que soubemos acima, tem mais notícia boa! Segue mais o que a Celina tem para contar:

“Como resultado da ação, reformamos nossa cozinha, implantamos uma sala de instrumentos de cordas, uma sala com acústica para aulas de percussão, construímos uma sala para curso de costura com maquinários novos e modernos e já formamos mais de 80 costureiras. Reformamos a secretaria, sala dos professores, sala da coordenação e espaço de convivência da organização. Uma parte desse recurso também é utilizada para pagamento de RH.

Enfim, os benefícios são inúmeros e tem causado impacto positivo na comunidade que atendemos. Nosso público vem de 03 áreas vulneráveis daqui da Região de Osasco. Eles têm sido plenamente beneficiados com os resultados da lojinha/bazar. Estudam em contra turno escolar e ao chegarem na Organização eles têm aula de música, esporte, Meio Ambiente e Tecnologia.

Loja Carisma

Loja Carisma

Por isso, escolhemos a EXPOR MANEQUINS! Por acreditar que hoje é o que existe de melhor nesse mercado. E principalmente por contar com a generosidade e responsabilidade social da empresa, que prontamente entendeu a necessidade e nos doou. Nosso muito obrigada em nome de toda equipe e beneficiários dos projetos”.

Nós da Expor Manequins é que ficamos com o coração transbordando de alegria em poder colaborar e ver resultados tão positivos! Acreditamos que a moda faz a diferença na vida das pessoas e que existe uma ferramenta chamada Visual Merchandising Social!

Clique aqui e saiba mais.

Veja também!