Home Curiosidade Vitrines de Natal: muitas possibilidades. Até com tema Tropical!

Vitrines de Natal: muitas possibilidades. Até com tema Tropical!

novembro 6, 2019

As vitrines de Natal já começam a aparecer na cidade no início do mês de Novembro. Muitos produtos destinados à decoração de lojas, residências ou vitrines de Natal começam a ser vendidos no final de Setembro. Por isso, desta época em diante começamos a sentir uma movimentação para os preparativos das festas natalinas.

O preparo para as vitrines de Natal, assim como para as campanhas, deve anteceder o mês de Setembro. Antecipe suas compras para não ficar sem a decoração desejada para suas vitrines de Natal, ou sem os objetos adequados para trabalhar o Visual Merchandising.

No caso de grandes redes de lojas é necessário trabalhar nos projetos de Natal em Julho. Isto porque devemos contar com etapas como: adequação do projeto para diferentes espaços, quantificação e compra de decoração, logística de distribuição, montagem e outros detalhes. Lembrando então, que as vitrines de Natal devem ser implementadas na primeira quinzena de Novembro.

As vitrines de Natal têm receita certa?

Se esta é sua dúvida, a resposta é “não”! Não tem receita certa para as vitrines de Natal. Leve em consideração que é a data mais importante de vendas para o varejo. E venda, não envolve somente movimento de caixa…trocar mercadoria por dinheiro. É a chance de fazer sua marca e serviço serem conhecidos, de fidelizar clientes, de engajar. Muitas ações podem ser pensadas nesta época de movimento intenso no mercado. Por isso, capriche na sua comunicação: Visual Merchandising e Vitrines de Natal. Mas como? Seja fiel ao conceito de sua marca e de sua estratégia de marketing.

Junto com o conceito tradicional de Natal para comidas, produtos e decoração das casas, veio também do hemisfério norte a estética para o varejo: neve, Papai Noel, renas, árvores coníferas, nozes, etc…. Muitas marcas usam esta estética aqui no hemisfério sul e não existe certo e errado. Se trata de uma linguagem universal para ilustrar a festa originada no hemisfério norte. Mas muitas marcas inovam trazendo uma linguagem mais neutra e moderna. Há outras, porém, que inovam ainda mais contextualizando as vitrines de Natal para o nosso clima tropical.

Se cabe no conceito estético ou estratégico da sua marca adaptar os símbolos natalinos originários do Inverno para o nosso Verão, vá em frente! Aqui temos exemplos destas vitrines de Natal para você se inspirar. A árvore de Natal feita de Havaianas pela própria marca e exemplos da loja Richards, totalmente praiana Desta maneira você aproxima a fantasia da marca à realidade do seu público: calor e elementos de verão. (Richards: fotos dos projetos da Agência Traços).

Uma campanha e várias árvores: aproximação com o público

A internacional Louis Vuitton inovou na sua campanha de vitrines de Natal no ano passado.

Com o tema “Árvores do Mundo”, os deslumbrantes displays substituem as tradicionais “Árvores de Natal” (coníferas ou pinheiros) pelas as espécies: Yucca (árvore de Josué), Bonsai, Cactus e Palmeiras tropicais.

A marca está presente no mundo todo, e desta forma representou várias culturas em diferentes tipos de “Árvores de Natal”. Elas foram adornadas com elementos de diversas culturas também, como o Gato da Sorte oriental, croissants, piñatas, cabines telefônicas inglesas e os tradicionais ícones da Louis Vuitton como perfumes, bolsas e tênis.

A fachada da Louis Vuitton na praça Vendôme em Paris foi coberta por uma árvore de salgueiro-chorão. Em Beijing uma enorme árvore feita de elementos gigantes dava boas-vindas ao público. E em NYC todos os modelos de árvores foram apresentados na loja da quinta avenida (Fifth Avenue).

Esta é uma maneira de se aproximar com cada público, e pode ser feita aqui no Verão do hemisfério Sul também. Então, ouse fazer vitrines de Natal tropicais!

Veja mais clicando aqui.

Veja também!