MANEQUINS AO REDOR DO MUNDO: VITRINES NO IRAQUE – Expor Manequins

MANEQUINS AO REDOR DO MUNDO: VITRINES NO IRAQUE

Roupa explosiva e manequins com véu. A vida numa cidade do Estado Islâmico

Depois de capturar a cidade iraquiana de Falluja, em Janeiro, o Estado Islâmico convenceu um alfaiate que fazia capas para automóveis a vender coletes para bombistas-suicidas. Foi uma das muitas mudanças na cidade iraquiana que se adapta à vida sob o jugo dos militantes sunitas radicais. 

Estado Islâmico ganhou fama por decapitar e executar quem se colocou no seu caminho quando tomou cidades pequenas e grandes no Iraque e na Síria e formou seu autoproclamado califado, recorrendo muitas vezes a suicidas para conseguir os seus avanços. 

Os militantes emitiram directrizes para a vida do dia-a-dia, de acordo com sua ideologia, exigindo que todas as mulheres usem véus que tapem totalmente o rosto e proibindo cigarros e cortes de cabelo de estilo ocidental, populares em Falluja até então. 

Todas as mulheres que chegam à cidade recebem gratuitamente um niqab, um véu que as cobre da cabeça aos pés. São forçadas a vesti-lo numa cabine com vidros escurecidos para não serem vistas. As mulheres não têm permissão de sair de casa sem a companhia de um parente masculino e meninas menores de 12 anos, o limite para obrigar o uso do niqab, devem usar um lenço na cabeça. 

“Por que razão eles nos forçam a fazer algo contra a nossa vontade? Nascemos livres e é injusto ser tratada assim”, reclama uma mulher cuja filha de seis anos foi forçada a usar um lenço na cabeça. 

Até as manequins nas vitrines devem usar o niqab, como mostram estas fotos tiradas em lojas em Mosul, no norte do Iraque. Mais que defender a modéstia das mulheres, os rostos são cobertos para assegurar o cumprimento da Sharia, lei que proíbe estátuas e outras formas de representação humana, como mostram as vitrines com manequins masculinos também.

Com informações da Reuters e imagens Associated Press

veu2

veu3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR
Fale Conosco
Olá, Podemos ajudar?