Home Artigo A importância da manutenção de manequins e o resultado nas vendas

A importância da manutenção de manequins e o resultado nas vendas

setembro 20, 2019
Manutenção de manequins

Os manequins são elementos que possuem uma força de venda muito grande no resultado final dos números, porém silenciosa.

A matéria a seguir trata de uma pesquisa feita pela Expor Manequins, que com todo o seu know-how mapeou e avaliou o uso, manuseio e manutenção dos manequins nos ambientes de loja, demonstrando a importância deste display e o impacto na operação de varejo.

manequim embaixador da marca

manequim embaixador da marca

Foram entrevistados 56 varejistas independentes e 23 redes com mais de 10 lojas. Este trabalho foi realizado no ano de 2018 e contemplou os países: Brasil, Chile, Peru, Colômbia e México. Os dados foram consolidados, pois ainda não existe uma massa expressiva de números para representar individualmente cada país. Ainda há muito trabalho para se fazer em relação a este assunto. Portanto, a pesquisa deve ser considerada uma “enquete”. Mas demonstra um comum dia a dia nas lojas e o resultado da importância da manutenção dos manequins.

O estudo da manutenção de manequins dividida em dois grupos diferentes

Com a pesquisa, ficou claro que existe um comportamento diferente em relação à manutenção de manequins entre dois grupos. De um lado temos os lojistas independentes. De outro, as redes de loja.

Segue um breve resumo do que foi identificado em relação aos danos causados:

Lojistas independentes: têm menos acidentes, quase metade em relação às redes de lojas. Isto acontece devido a alguns motivos que podem ser citados aqui. Estes negócios têm menos rotatividade de funcionários, as lojas são menores e assim os clientes têm menos contato com os manequins. Por isso, há também menos roubo, principalmente das mãos dos manequins.

Em termos de estratégia de reparo, lojistas independentes não reparam imediatamente o manequim se o dano for menor. Eles tentam disfarçar o dano. Se o dano é grande e requer substituição do manequim e se considerarmos envio, remodelação e retorno para a loja, o prazo percebido é de 45 dias.

a importancia da loja fisica

a importancia da loja fisica

Grandes redes de lojas: este grupo espera maior volume de atividades em relação à manutenção de manequins. Isto porque, possui as características inversas citadas para lojistas independentes. Frequentemente existe um cronograma de manutenção de manequins. Por exemplo: diferentes lojas da rede enviam manequins para manutenção para um depósito central. Existe uma burocracia e várias etapas para o serviço acontecer, o que é comum em grandes operações de varejo. Em média, o tempo estimado para envio, remodelação e retorno para a loja é de 90 dias. O dobro em comparação com as lojas independentes.

Os resultados e a conclusão: a importância da manutenção

Custos de reparo, armazenamento e logística são considerados caros pelos dois grupos. Portanto, aproximadamente 30% dos casos danificados são descartados e novos manequins são comprados. Isso geralmente é uma opção mais econômica.

A importância de ter os manequins em dia na loja se traduz em números. Pesquisa do renomado NPD Group de NY reforça o argumento ao provar que 42% das pessoas são influenciadas pelos manequins no ponto de venda. 85% das vendas vêm da atração causada pela vitrine, segundo o Instituto de Marketing Industrial. Em contrapartida, a vitrine pode causar repulsa em 23% dos clientes, que depois de olhar para uma vitrine decidem não entrar na loja. O manequim é o segundo fator mais influente na decisão de compra.

a importancia da vitrine

a importancia da vitrine

Quando usados corretamente, os manequins servem como embaixadores da marca. Eles também são importantes ferramentas de comunicação, informando os clientes sobre tendências de moda, novidades e estilos.

É importante entender que a falta de manutenção de manequins e de manequins na loja resultará claramente na perda de vendas. Além disso quanto mais rápido um manequim for reparado e devolvido para a área de vendas, mais rápido o varejista terá resultados positivos!

Conheça mais sobre a linha de manequins plásticos em resina Plex-T da Expor Manequins, resistentes e sem necessidade de manutenção. Visite o link.

Saiba mais sobre a manutenção de manequins no nosso site.

Veja também!