Home Artigo Cores em ambientes comerciais

Cores em ambientes comerciais

janeiro 20, 2020
cores em ambientes comerciais

Parece fácil! É muito prazeroso, mas trabalhar com cores requer bastante estudo e atenção. Principalmente o uso das cores em ambientes comerciais. Isto porque as cores transmitem sensações e carregam muitos significados na maneira em que são percebidas. Então, as cores em ambientes comerciais possuem um propósito certeiro, que deve ser planejado de forma estratégica. Conforme observamos nas matérias anteriores deste mês, a cor é uma ferramenta extremamente forte e pode ser utilizada para comunicar diferentes tipos de ações.

Diríamos que o estudo e o consequente uso das cores em ambientes comerciais se torna algo inevitável e fundamental!

O uso de cores para representar as marcas e as campanhas

Sempre houve espaço garantido para o uso das cores em ambientes comerciais. Porém, nos últimos anos as cores de presença marcante vêm invadindo os espaços residenciais também. Esse movimento torna a aceitação e a percepção algo mais natural.

Story na Macys

Story na Macys

As diversas possibilidades de uso também se dão porque a tecnologia permite a aplicação de cores e acabamentos diferenciados nos mais diversos tipos de superfícies. Qualificar um ambiente e caracterizar uma marca através do design de interiores depende de algumas variantes. O projeto de uma marca deve respeitar seu conceito, propósito e atender a sua audiência, proporcionando uma leitura que atrai o consumidor através das sensações. Essas sensações podem ser exploradas através do estilo de mobiliário utilizado; do layout proposto; da decoração e displays (como o uso de manequins coloridos!); das texturas de acabamentos e das cores! E é perfeitamente possível representar uma marca pelo uso de cores em ambientes comerciais. A cor é um dos elementos de branding que ao ser transferido para o design de interiores qualifica o ambiente.

Imagens lindas sobre o uso das cores em ambientes comerciais!

Nada melhor do que imagens para exemplificar o uso de cores em ambientes comerciais. Veja as imagens abaixo e entenda como cada marca foi devidamente representada pelas cores nos projetos de lojas e vitrines.

Longchamp em Paris

Longchamp em Paris

As cores transitam do logotipo para os ambientes. As cores das campanhas invadem as vitrines, os provadores, os caixas, as fachadas e ganham a atenção do fluxo e de toda a audiência. Além de chamar a atenção, o uso das cores em ambientes comerciais garante a retenção de informação como localização e outras informações inerentes à marca.

Os exemplos desta matéria são encantadores. Mas lembrem-se que trabalhar com cores exige muito estudo e às vezes não há orçamento ou tempo para experimentações, por se tratar de aplicações em grandes escalas. Procure bons profissionais, utilize amostras de aplicações nos diferentes materiais e faça uso de tecnologia. Não tenha medo da cor!

Loewe em Ibiza

Loewe em Ibiza

Entenda mais sobre como criar a atmosfera da marca no link abaixo, lembrando que a cor é um ingrediente muito importante também.

Veja também!