Home Aconteceu Vitrines de papel: resultados surpreendentes!

Vitrines de papel: resultados surpreendentes!

março 16, 2020
vitrines de papel

Já faz algum tempo que as vitrines de papel estão assumindo um lugar interessante. O papel é um material versátil tanto no que se diz respeito ao acabamento: texturas, gramaturas e cores quanto à execução do trabalho.  Na grande maioria das vezes é necessário se atentar à sua fragilidade. Esta característica pode conferir facilidade na execução das peças mas ao mesmo tempo pode trazer uma dificuldade operacional bastante inversa aquilo que parecia fácil…. nunca subestime o papel! Apesar dele fazer parte do nosso dia a dia em diversos setores é necessário ser artista para manipular com primor esta matéria-prima tão comum….

detalhe das vitrines de papel

detalhe das vitrines de papel

Aqui na Expor tivemos esta experiência belíssima com a execução do projeto das nossas vitrines.

O resultado ficou incrível. Leia mais abaixo.

Experiência com vitrines de papel

O conceito das nossas vitrines é contemporâneo, com muitas peças abstratas. A escolha da cor branca no material e nos manequins diz respeito a este conceito. O projeto foi concebido pela designer Marina Lombardo e executado pelas artistas Verônica Jamkojian, Helena Kavano e Gislaine Umezu assim que a diretora de marketing da Expor Gisela Andrade passou o conceito. “Porém, ao elaborar o projeto foi necessário uma longa conversa com as artistas para entender o comportamento do papel, suas possibilidades e limitações”. Nos conta Marina, pois além16 do design a preocupação com a execução era grande.

por dentro da vitrine

por dentro da vitrine

Assim que as vitrines e seus elementos foram definidos as artistas tiveram liberdade para elaborar o trabalho. Cada uma delas colocou sua assinatura naquilo que executaram. O resultado é maravilhoso, e as peças são bastante contemporâneas.

É incrível o que se pode confeccionar com papel. As vitrines de papel são um ótimo exemplo disto.

O próximo passo foi a instalação das vitrines de papel. Apesar de ser um material leve, a fixação dos elementos nestas vitrines de papel foi bem programada: depois de um elemento fixado por adesivo, é quase impossível voltar atrás! Temos que lembrar que papel rasga, amassa e em muitas situações não pode ser realocado.

por dentro da vitrine

por dentro da vitrine

Então, muitos elementos de papel foram pré-executados e finalizados no dia da montagem das vitrines.

Para uma loja de rua, onde as vitrines tomam sol, é importante lembrar que o uso do papel colorido pode ser limitado, pois ele irá desbotar. Porém, as vantagens do papel superam todas as suas desvantagens!

Por que vitrines de papel?

É uma linguagem contemporânea e muito arrojada. Ao mesmo tempo, você pode conseguir efeitos clássicos e românticos se decidir colocar flores na sua vitrine.

É um material leve, que pode ser modelado e recortado. Possui diversas cores e texturas, uma gama de possibilidades como poucos materiais. O custo da matéria-prima (papel) é baixo. Dependendo do projeto é possível conseguir soluções interessantes de transporte. Você pode pendurar e colar elementos nas paredes da vitrine sem grandes transtornos.

vitrines de papel

vitrines de papel

É sustentável!!! Quando a campanha acabar, as vitrines de papel podem ser desmontadas e o material vai para reciclagem! Não precisa guardar um monte de coisas e fazer um estoque para material de vitrine.

Além disso é um material acessível, todo mundo conhece e tem afinidade. Caso seja necessário que a sua equipe de loja execute algo, não é um material desconhecido e de difícil manipulação. É um material limpo, não vai deixar resíduos no ambiente.

Então, depois de elencar todas estas características, podemos chegar à conclusão de que o papel é um material super tecnológico, que vai ao encontro do conceito do projeto. Quer algo mais moderno do que papel?

Veja as fotos das nossas vitrines de papel e saiba mais sobre este material clicando aqui.

Veja também!