Home Inspiração Vitrines e Design: o estilo Flat Design e um pouco de design gráfico dentro da vitrine.

Vitrines e Design: o estilo Flat Design e um pouco de design gráfico dentro da vitrine.

maio 13, 2019

Nesta matéria sobre vitrines e design mostraremos como a linguagem gráfica de uma época influenciou diferentes épocas. Esta linguagem se aplica também em outras várias áreas de atuação do design. Sua importância e estética perduram até os dias de hoje, conferindo elegância, comunicação clara e eficiência.

No mobiliário, nos eletrodomésticos, carros, vitrines e design dos idos anos 1920 vimos surgir um estilo elegante chamado Art Decó. Inspirado pelo futurismo, mecanização da guerra, indústria e produção em massa este estilo resultou numa estética que representava a modernidade. Utiliza desenhos de linhas longas, formas alongadas e ao mesmo tempo robustas e sofisticadas. O Art Decó é claramente percebido na arquitetura e decoração da cidade de NY. Ainda hoje a cidade preserva e respira este estilo nas linhas da arquitetura de suas mais importantes construções.

No design gráfico podíamos contar com desenhos de linhas simples e cores chapadas, tipografia bold e muita força visual. E esta linguagem se transferiu para tudo: mobiliário, moda e vitrines! Foi um movimento estético que se contrapôs ao movimento anterior, o Art Noveau. Este último, de fato, contava com linhas fluidas e orgânicas inspiradas na Natureza.

A tecnologia e sua influência nas vitrines e design

Inclusive em projetos de vitrines e design podemos verificar uma retomada desta linguagem sólida e simplificada do Art Decó, como em outras áreas de comunicação. Na verdade, este movimento vem acontecendo desde 2006 com a criação do Microsoft Design Language, que ofereceu aos seus usuários um design focado na tipografia e ícones simples, resultante da necessidade de fazer interagir de modo eficiente humano e máquina.

Atualmente podemos identificar o Flat Design como um dos estilos mais utilizados pelo criativos pelo mundo todo. E é fácil perceber isto quando nos damos conta de todos aqueles logos e ícones utilizados nos apps ou em qualquer informativo que visa explicar algum procedimento ou layout.

Entenda melhor sobre o Flat Design e sua aplicação em vitrines

Todo este material se utiliza do Flat Design para passar aos usuários uma mensagem de forma simples, clara e eficiente. Outro fator que torna o Flat Design tão popular é o fato do uso de softwares de desenho e criação permitirem de modo fácil o uso desta linguagem. Os softwares de desenho (como Illustrator e Corel Draw) trabalham a ilustração em vetores e com representações simplificadas. Eles criam formas preenchidas de cores, sem muito detalhamento (desde que assim seja o desejo do designer). E neste caso, a intenção é mesmo esta!

O entendimento das formas como símbolo de comunicação deve se sobrepor à arte para resultar em comunicação fácil, rápida e universal, onde as cores assim são protagonistas. Com o aumento da interação entre usuário e produto, como exemplo o smartphones, os botões e o touch devem ser certamente lidos e entendidos.

E a iconografia que usamos e lemos de forma rápida e universal é resultante deste estilo chamado Flat Design.

Vitrines e Visual Merchandising: como utilizar esta linguagem gráfica de design?

Você pode abusar de composições com tipografia e formas geométricas com cores chapadas nas suas vitrines e no interior de loja. Comunique-se assim de forma simples e rápida com o seu consumidor.

Na nossa matéria de Vitrine do Dia dos Pais é possível perceber uma forte tendência para o Flat Design: cores sólidas e tipografia forte.

Para inspirar, clique nesse link que te leva numa viagem para o estilo Art Decó, muito Flat Design dos anos 20, com o trabalho maravilhoso do designer ucraniano Cassandre, que certamente foi uma grande expressão mundial do design gráfico.

Veja também!