Home Aconteceu Baile do Met 2022: fique por dentro da exposição “Na América: uma Antologia da Moda”

Baile do Met 2022: fique por dentro da exposição “Na América: uma Antologia da Moda”

março 30, 2022
Baile do Met 2022

Podemos dar adeus à inquietude. A segunda parte da exposição Baile do Met 2022 “Na América: uma Antologia da Moda” acontecera no Costume Institute do Museu Metropolitano de Nova York em 7 de maio deste ano. A abertura acontecerá na mesma semana do Met Gala, que após longos dois anos voltará a ocorrer na primeira segunda-feira de maio.

A primeira parte da exibição, que iniciou em setembro de 2021 seguindo um baile cheio de looks expressivos, mostrou aos visitantes 100 criações de estilistas americanos desde os anos de 1940.

Recentemente foram expostas as primeiras imagens da nova exposição, que irá desvendar as fundações da moda norte americana, com uma série de displays montados com peças de designers e modistas que trabalharam nos Estados Unidos entre os séculos 19 e a metade do século 20.

Vestido de baile de Marguery Bolhagen, c. 1961, exposto na sala inspirada no movimento Rococó na Ala Americana do museu. (Foto: © Dario Calmese, 2021. Cortesia do The Metropolitan Museum of Art.)

Vestido de baile de Marguery Bolhagen, c. 1961, exposto na sala inspirada no movimento Rococó na Ala Americana do museu. (Foto: © Dario Calmese, 2021. Cortesia do The Metropolitan Museum of Art.)

Planejada pelos curadores Andrew Bolton, Amelia Peck e Jessica Regan, “Na América: uma Antologia da Moda” afirma exibir cerca de 100 roupas (a maioria já é parte do acervo do instituto) nas 13 salas históricas da Ala Americana do museu, feita em 1924 e decorada para revestir a alma da vida estadunidense entre os séculos 19 e 20, baseada em perspectivas culturais, sociais, políticas e artísticas. O conceito é proporcionar o entendimento da evolução do estilo americano e da escalada dos primeiros designers reconhecidos.

Depois de uma primeira exposição mais expansiva, “Antologia” tem o propósito de dispor um olhar especial para a “American fashion”, analisando suas estruturas internas e históricas. Criações de nomes famosos no legado dos Estados Unidos na moda irão marcar presença como Halston, Oscar de La Renta, Bill Blass, Stephen Burrows, Anne Klein, Charles James, Ann Lowe, Claire McCardell e Normal Norell.

De outro modo, o público pode esperar se deparar com designers de modistas e costureiros desconhecidos ou esquecidos, muitos deles mulheres. “Uma das principais intenções da exposição é ressaltar os talentos e contribuição desses indivíduos”, disse Andrew Bolton, curador responsável pelo Costume Institute, em entrevista à Vogue americana.

A exposição Baile do Met 2022, entra em cartaz no Museu Metropolitano de Nova York em 7 de maio de 2022 e fica aberta ao público até 5 de setembro.

Veja também!