Home Curiosidade Chapeleiro, Mesa e Cadeira

Chapeleiro, Mesa e Cadeira

novembro 19, 2014

 

Este é o nome desta obra feita com manequins em 1969 pelo artista plástico britânico Allen Jones e considerados “o espírito dos anos 60”. Com um cunho erótico, a obra não passou despercebida na época, e foi alvo de protesto raivosos das feministas pela literal “objetificação” da mulher.

Um conjunto destes foi adquirido pelo playboy alemão Gunther Sachs em seu lançamento e vendido em um leilão da Sothebys em 2012 por 2,6 milhões de libras esterlinas.

Em 2014, uma reinterpretação da obra foi realizada pelo norueguês Bjarne Melgaard, desta vez utilizando uma manequim negra, reacendendo a controvérsia graças à uma foto de uma socialite branca russa publicada em um site, que despertou alegações de racismo.

Dasha-Zhukova-photographed-on-Allen-Jones-Remake-chair-with-black-woman-by-Bjarne-Melgaard_dezeen_2sqDasha-Zhukova-photographed-on-Allen-Jones-Remake-chair-with-black-woman-by-Bjarne-Melgaard_dezeen_1 Dasha-Zhukova-photographed-on-Allen-Jones-Remake-chair-with-black-woman-by-Bjarne-Melgaard_dezeen_4 Dasha-Zhukova-photographed-on-Allen-Jones-Remake-chair-with-black-woman-by-Bjarne-Melgaard_dezeen_sq

Veja também!