Home Artigo Vitrine de Natal: Bergdorf Goodman 2014

Vitrine de Natal: Bergdorf Goodman 2014

novembro 25, 2014

 

Já que estamos falando da importância da vitrine de natal e o seu impacto na imagem do seu negócio e nas vendas, nada melhor que esse exemplo que nossos amigos da WindowsWear nos proporcionaram com uma exclusiva espiada na vitrine de natal deste ícone novaiorquino que é a Bergdorf Goodman e um bate papo com seu Head Window Designer, Dave Hoey. Com a devida licença do seu CEO, Jon Harari, fizemos a tradução para o português da entrevista original em inglês publicada em seu site.

A varejista de luxo situada na Quinta Avenida, Bergdorf Goodman, revelou sua vitrine de natal de 2.014 de forma “explosiva” durante um programa preenchido com toneladas de fantasia e diversão hoje à noite em Nova York. WindowsWear.com fez uma exclusiva com David Hoey, Diretor Sênior de Apresentação Visual da Bergdorf Goodman.

O tema da Bergdorf Goodman nesta temporada de férias é “inspirada”, e cada uma das vitrines da loja na Quinta Avenida embarcam em uma manifestação visual desta idéia. Cada janela é baseado em uma forma de arte diferente extraída das artes cênicas, artes aplicadas e artes plásticas.

 

A equipe de Bergdorf Goodman de artistas visuais, dirigido mais uma vez pelo diretor sênior de Apresentação Visual David Hoey, passou 11 meses planejando e produzindo este espetáculo. As vitrines da estação da Bergdorf Goodman poderão ser vistas até 04 de janeiro de 2015.

 

David, essas vitrines são espetaculares, o que as torna especial para você?

Estas vitrines são especiais para mim, porque elas dependem de artesanato do velho mundo, foram criados com antiguidades reais, e demoraram 11 meses para serem produzidas. É também especial que decidimos projetar e criar vitrines que são além da expectativa e o próprio fato de, na verdade, fazê-las. É preciso muita coragem para produzir vitrines que são massivas ao ponto do absurdo. Temos um monte de diversão nos desafiando, e o vidro praticamente se estilhaça em nossas vitrines, porque há tanta coisa acontecendo nelas. Além disso, a estratificação das vitrines também é especial, pois cada vitrine tem muitas camadas diferentes sendo que cada uma tem um significado especial.

Qual foi o aspecto mais divertido de montar estas vitrines?

O aspecto mais divertido é viajar para todos os vários estúdios de artistas e fabricantes, e assistindo a tudo deslanchar. O processo em si é, na verdade, a parte mais interessante, não necessariamente a parte da criação (isso é muito estressante), como depois de sonhar com o tema a parte mais difícil já passou. Assim, o próprio processo real (um processo de meses de duração), e as viagens aos vários locais em Nova York e além, é o aspecto mais divertido.

Estas vitrines são muito elaboradas, quais os desafios maiores que você enfrentou?

Este ano uma vitrine específica foi um grande desafio. Foi devido a um problema técnico relacionado com a eletricidade e o uso de neon. Decidimos fazer uma vitirne toda em neon, o que nunca fizemos antes. Nós usamos uma altíssima densidade de neon que é 3x mais do que aquilo que é normalmente encontrado no sinal de Las Vegas mais elaborado ou do outdoor da Times Square. A densidade por polegada quadrada nesta janela é 3x maior do que isso. Tivemos que aprender como nos tornar designers de néon com a ajuda de uma loja de neon extremamente capaz, no Brooklyn.

Quanto tempo você gastou montando essas vitrines?

Nós começamos em janeiro passado. Agora eu já estou decidindo sobre o que fazer no próximo ano. Antes de abrir a cortina das vitrines deste ano eu preciso saber o que faremos para o próximo ano. Em um determinado momento, há 3-4 temas realmente bons, por isso, em 02 de janeiro de 2015, vamos escolher um desses temas e ir com ele. Mesmo quando estreamos as vitrines deste ano, já estou pensando sobre o próximo ano.

Quantas pessoas foram necessárias para fazê-lo?

Temos uma equipe de 6, mas contamos com um monte de freelancers. Temos pelo menos 100 pessoas que contribuíram para essas vitrines ao longo dos últimos meses. Todo mundo, de pessoas fazendo retratos bordados de autores famosos, a uma empresa em Brooklyn que cromeou centenas de metros lineares de tubulação de cobre, a todos os diferentes tipos de artesões. Só em Nova York você pode fazer as vitrines que fazemos – é um tributo à comunidade artesã freelance de Nova York.

Bergdorf Goodman tem consistentemente algumas das melhores vitrines no mundo, qual é a sua fórmula mágica?

Qual é o nosso segredo? Nosso segredo é a borrar deliberadamente o sono e vigília, deixando um estado de sonho assumir, e depois conservá-lo. Somos sonambulos de propósito para que o subconsciente suba à superfície – assim é como nós o fazemos.

Que vitrine é  sua favorita?

Todas são tão diferentes umas das outras. Você pode ouvir as pessoas na rua falando qual é a sua favorita e eu tenho uma, mas não vou dizer. Você tem que escolher você mesmo. Há uma que foi mais trabalhosa e é ainda mais especial porque nossas vitrines tendem a ser muito trabalhosas. É feita principalmente de escultura mole, trabalho da agulha, e arte em fibra. Calculamos que há pelo menos 7 milhões de pontos individuais. É a vitrine vermelha.

Como você escolhe o tema para as vitrinas?

Havia um tema para a loja Bergdorf Goodman, que havia sido decidido, a palavra “inspirado”, e eu sempre quis fazer um tema sobre as artes. Assim, este foi o ano perfeito para as artes, sendo a manifestação da inspiração. Desta forma, o tema inspirado se tornou real e as janelas são sobre a inspiração. Poderíamos mesmo ter chamado de “apreciação da arte.” Além disso, os temas de férias ao longo dos anos tornaram-se mais e mais não convencionais por isso temos mais liberdade. Nem sempre tem que ser uma viagem ao Pólo Norte ou os 12 dias do Natal. É um tema que se presta a cenários visuais festivos. Tem que ser um tema que todo mundo entende e um tema que você pode fazer variações para diferentes vitrines. Temos 14 vitrines de todos os tamanhos portanto um tema tem de ser capaz de adaptar-se às janelas diferentes.

Existe alguma coisa que você gostaria de compartilhar sobre essas vitrines?

Dedicamos 3/5 de todos os nossos recursos para o ano para apenas essas vitrines. A grande maioria desses recursos são apenas para as 5 grandes. Fazemos cerca de 300 vitrines por ano e 3/5 de nossa atenção para todo o ano é dedicada apenas a esses 5.

Matéria original em inglês cortesia da WindowsWear

 

Veja também!