Home Artigo Você sabe a importância do Vitrinismo?

Você sabe a importância do Vitrinismo?

novembro 16, 2021
Imagem by WindowsWear – A importância do Vitrinismo

Antes de explicarmos sobre a importância do vitrinismo, é relevante falarmos o que é e como ele surgiu.

O que é Vitrinismo?

Entre os conceitos do marketing de varejo, a importância do vitrinismo tem ligação clara com o visual merchandising. A diferença é que o visual merchandising trata do ambiente visual da vitrine e o ambiente interior da loja, ao mesmo tempo que, o vitrinista trabalha para alcançar os melhores proventos na apresentação de produtos por meio da preparação de vitrines.

 

Imagem by WindowsWear – A importância do Vitrinismo

Imagem by WindowsWear – A importância do Vitrinismo

A vitrine é a encarregada pela primeira sensação que o consumidor tem dos produtos à venda no estabelecimento. Além de mudar os produtos aparentes em verdadeiros peças de desejo, ela também age na concepção da imagem da loja, captando a personalidade da marca e do público alvo do mercado.

O vitrinismo tem como propósito aumentar a quantidade de vendas do varejo cativando a atenção de quem movimenta-se em frente da loja.

Como surgiu o Vitrinismo?

O vitrinismo é um talento: o talento de exibir produtos. E a exibição de produtos em todo o tempo foi uma grande preocupação dos comerciantes, com o fim de aguçar o entusiasmo de compra dos compradores.

As primeiras informações que validam o acontecimento deste ato apareceram na Antiguidade, antes mesmo da era Jesus Cristo, na Arábia.

Nesse período, os comerciantes da região já apreciavam demais as cores vivas, retratadas nos tecidos típicos do lugar. Para trazer o cliente a loja e efetivarem uma venda, mesmo perante de outros produtores, os comerciantes exibiam amostras dos tecidos na parte de fora da fachada, para chamar e estimular a atenção dos clientes a entrarem e verificarem o que estava à
disposição.

Com o passar dos anos, a ação foi sendo praticada pelos mais diferentes campos do comércio, se tornando um elemento determinante para o sucesso de um estabelecimento.

Porém, somente em 1838 que as vitrines passaram a ter a força que temos hoje. A loja de departamentos Le Bom Marché, fundada por Aristide Boucicaut em Paris, teve um novo pensamento de comercialização de produtos, com base em unir vários tipos de mercadorias e estilos diferentes em um único espaço, criando a primeira loja de departamentos do mundo. E
foi então, que através de janelas fechadas com vidros, a definição de vitrine tradicional que vivemos hoje foi estreado. Esse acontecimento fez com que o modo de apresentar mercadorias e arrumar as lojas mudasse. O conceito da loja de departamento se espalhou pelo mundo inteiro e permanece até os dias de hoje.

No momento atual, inúmeras estratégias de vitrinismo podem ser usadas para enaltecer os produtos comercializados, criar e transmitir uma essência da marca. O que nasceu espontaneamente, pelo meio da carência dos comerciantes, na atualidade se estabeleceu a importância do vitrinismo nas vendas do comércio.

Imagem by WindowsWear - A importância do Vitrinismo

Imagem by WindowsWear – A importância do Vitrinismo

Qual a importância do vitrinismo?

A importância do vitrinismo se baseia praticamente deste conceito: A vitrine é o primeiro contato visual que o cliente possui com o produto de uma marca ou loja. Logo, sua relevância encontra-se em apresentar a personalidade e os conceitos da marca, sem deixar de evidenciar o produto para ampliar as vendas não apenas dessa peça, mas da loja no total.

Para poder se acentuar da concorrência e atrair um maior número de clientes para a loja, é indispensável programar muito bem e preparar a vitrine sempre com atenção e com um propósito bem estabelecido.

Com isso, concluímos que a importância do vitrinismo procura causar o desejo de compra do cliente através de estímulos visuais, como iluminação, decoração e distribuição dos produtos na vitrine.

 Imagem by WindowsWear - A importância do Vitrinismo

Imagem by WindowsWear – A importância do Vitrinismo

E aí, gostaram da matéria sobre a importância do vitrinismo? Comenta aqui para a gente!  Não se esqueça de acessar sobre dicas de Visual Merchadising.

Veja também!