Home Curiosidade O Ano da Cabra

O Ano da Cabra

fevereiro 20, 2015

Acabou o carnaval, e agora o ano começa de verdade. Pelo menos, para a maioria dos países asiáticos, essa frase faz muito sentido nesta semana. No dia 19 começou o Ano Novo Lunar, que diferentemente do calendário ocidental, sempre se inicia em datas diferentes. Basicamente, o ano é calculado com base nas fases da lua e na posição do Sol. A festa dura muitos dias e possui muitos significados.

O calendário segue um ciclo de 12 anos, no qual cada ano é representado por um animal. Segundo a lenda, Buda convidou os animais para se reunirem com  e apenas 12 apareceram. Como forma de agradecimento, Buda transformou os animais nos signos do zodíaco. Os animais simbolizam o ano e suas características principais seguem como um guia do que o ano vai trazer. Os animais do calendário lunar são:  ratobúfalo/boitigrecoelhodragãoserpente/cobracavalocarneiro/cabramacacogalocachorro/cão e o javali/porco.

De acordo com o calendário, 2015 é o ano do carneiro ou da cabra (depende do país). A cabra possui a energia Yin, que simboliza paz, harmonia e tranquilidade.

No Brasil, a maior festa se concentra em São Paulo, no bairro da Liberdade. Geralmente, ela atrai cerca de 100 mil pessoas que se reúnem para ver apresentações de dança e artes marciais, e é claro, provar as delícias gastronômicas. Este ano a festa da Liberdade acontecerá nos dias 21 e 22 de Fevereiro (sábado e domingo), mas nos países regidos pelo ano lunar a festa tem previsão para acabar dia 24.

anonovochinesliberdade_f_002

E é neste clima que a Expor deseja aos clientes e amigos um ano cheio de paz e prosperidade.

 

 

 

Fonte: Wikipedia

Informações sobre a festa na Liberdade: Catraca Livre

 

Veja também!