Home Uncategorized Jum Nakao traz “O Invisível da Moda Brasileira” na exposição no MAB FAAP

Jum Nakao traz “O Invisível da Moda Brasileira” na exposição no MAB FAAP

maio 31, 2023

Jum Nakao comemora os 18 anos do icônico desfile de papel “A Costura do Invisível” com exposição no MAB FAAP.

Imagens by Recco

O desfile, que foi considerado o desfile da década pelo SPFW, é uma referência em publicações sobre Arte, Moda e Design e faz parte de acervos de museus de arte e moda ao redor do mundo.

A coleção “O Invisível da Moda Brasileira” é um tributo ao icônico desfile de papel, agora transformado em lingerie e mantendo a proposta de transporte o invisível para o íntimo. A exposição conta com 8 monitores de vídeo exibindo capítulos do documentário que leva o mesmo nome, além de 5 manequins by Expor Manequins exibindo peças da coleção Recco de Jum Nakao.

Imagens by Recco

A instalação é uma experiência multidisciplinar que convida o espectador a mergulhar em um conjunto de depoimentos em vídeo, cuidadosamente orientado para estimular reflexões e pensamentos. A roda de conversas é acompanhada por imagens etéreas do ensaio fotográfico e trechos dos textos da artista, permitindo ao espectador flutuar por meio de imagens suspensas no ar e explorar os processos criativos que deram origem à releitura da coleção de papel em roupas contemporâneas. Além disso, a exposição também apresentará um livro e um documentário sobre a obra de Jum Nakao.

Imagens by Recco

Segundo Jum, a exposição da coleção Recco by Jum Nakao tem como objetivo reavivar os sonhos e questionamentos do icônico desfile de papel em tempos contemporâneos. “Em 2004 iniciava-se o ciclo do fast fashion e da globalização. O para sempre que eu sonhava estava prestes a mudar. Os saberes colecionados, as técnicas garimpadas, as habilidades lapidadas, as artesanias preservadas seriam colocadas à margem da história. A nova história que engoliria o mundo: compre mais, compre pior. Atualmente vivemos um outro momento disruptivo, pós pandêmico, com intensa vida digital, NFTs e grandes redes do fast fashion lutando agora para fazer frente aos players on-line”.

Veja também!