Home Aconteceu “Ultimate Gray” e “Illuminating” são as cores do ano de 2021 da Pantone

“Ultimate Gray” e “Illuminating” são as cores do ano de 2021 da Pantone

janeiro 11, 2021
cores do ano de 2021

Depois de inúmeras marcas do setor terem apresentado suas apostas para as cores do ano de 2021 que marcará, foi a vez da Pantone expor o tom selecionado para ser a sua Cor do Ano de 2021: e a marca, na verdade, selecionou duas cores — o cinza PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e o amarelo PANTONE 13-0647 Illuminating. O anúncio foi feito em dezembro, em um evento virtual organizado pela empresa, e é baseado em tendências  certamente de comportamento dos consumidores observadas pela marca. 

Reprodução via Instagram

Reprodução via Instagram

Separadas, as duas cores se realçam como diferentes componentes e se ligam para apoiar uma a outra. Segundo a Pantone, sua fusão expressa uma mensagem de força, resiliência e esperança.

Se todo ano o anúncio já causa curiosidade, a coloração para 2021 era ainda mais esperada, já que 2020 foi um ano completamente atípico por causa da pandemia da COVID-19. “Nenhuma cor conseguiu entender o significado do momento”, disse Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute em entrevista ao New York Times. “Todos nós percebemos que não podemos fazer isso sozinhos. Todos nós temos um entendimento mais profundo de como precisamos uns dos outros e de apoio emocional e esperança”.

Reprodução via Casa Vogue

Reprodução via Casa Vogue

Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute explicou a dupla: Prática e sólida como uma rocha mas, ao mesmo tempo, reconfortante e otimista, esta é uma combinação de cores que nos dá resiliência e esperança. Nós precisamos nos sentir encorajados e elevados; isso é essencial para o espírito humano”.

O amarelo não é novidade, já que essa é a segunda vez que a cor aparece entre as escolhas da empresa junto com a tonalidade Mimosa, de 2009. Mas, esta foi a primeira vez que uma nuance de cinza foi eleita.

Reprodução via Google Imagens

Reprodução via Google Imagens

O processo de seleção das cores do ano de 2021

Há mais de 20 anos, a Cor do Ano Pantone inspira a cada ano a produção de produtos e as decisões de compra em diversos setores, incluindo moda, decoração e design industrial, bem como embalagens de produtos e design gráfico.

O processo de seleção da Cor do Ano Pantone pede uma seleção bem cuidadosa e bastante análise de tendências. Para principiar à seleção, ano após ano, os especialistas em cores da Pantone no Pantone Color Institute investigam o mundo em busca de novas influências de cores. Isso pode incluir a indústria do entretenimento e filmes em produção, coleções de arte em viagem e novos artistas, a moda, todas as áreas do design, famosos destinos de viagens e novos estilos de vida, novos playstyles e novas condições socioeconômicas. As influências de fato, também podem aparecer de novas tecnologias, novas matérias primas, texturas e efeitos que afetam a cor, as plataformas de mídia social tão relevantes e até os próximos eventos esportivos que capturam a atenção mundial.

Antigas cores Pantone

Para o ano de 2020, por exemplo, o tom escolhido foi o Classic Blue, azul que retrataa busca por segurança. A tonalidade costuma ser relacionada com clareza, introspecção e comunicação. Além disso sua utilização na decoração proporciona concentração e ajuda a organizar os pensamentos.

Reprodução via Google Imagens

Reprodução via Google Imagens

Já em 2019, o tom escolhido foi o Living Coral. Apesar de ser uma cor forte, a variação selecionada pela Pantone é mais leve e representa a presença viva nas redes sociais da sociedade moderna. Além disso, o tom tinha caráter energizante e sociável.

Reprodução via Google Imagens

Reprodução via Google Imagens

Divirta-se com as cores do ano 2021 Pantone! Explore e crie paletas com essas cores para as suas vitrines.

Acesse nossa outra matéria sobre a Pantone.

Veja também!