Home Vitrines Como iluminar a minha vitrine?

Como iluminar a minha vitrine?

setembro 10, 2015

 

No post de hoje da série “ABC da Vitrine” vamos falar sobre um assunto um pouco mais técnico e de extrema importância na construção de uma vitrine: A iluminação.

O uso de uma boa iluminação faz toda diferença na vitrine de uma loja, é um fator de grande importância, pois permite muitos efeitos que realçam os produtos e atraem o consumidor.

A escolha da iluminação deve ter como intuito, além de chamar a atenção, o de criar uma atmosfera agradável e relacionar-se com a identidade da loja. Quando usada corretamente pode ser considerada um fator de diferenciação frente à concorrência, além de criar uma relação harmoniosa com os produtos expostos.

A ideia é realçar o ambiente e os produtos sem sobrecarregá-los, evitando que o conjunto fique cansativo e poluído visualmente.

Para se criar um belo ambiente no interior ou na vitrine da loja, é necessário conhecer os tipos de lâmpadas, as possíveis maneiras de iluminar um ambiente, as vantagens e desvantagens de cada uma e também que efeitos de cores estas produzem.

Entre os tipos de lâmpadas usadas em vitrines e interiores de lojas estão as refletoras, dicróica, halógenas, fluorescentes e LED.

As lâmpadas refletoras e as dicróicas são consideradas fontes quentes e devem ser usadas em locais onde as pessoas não permaneçam por muito tempo devido ao fato de esquentarem demais. Quando usadas em vitrines, devem ser colocadas a uma distância de 1m a 3m uma da outra. Também é importante tomar cuidado com a distância em que estas lâmpadas ficam dos produtos, pois podem danificá-los.

As halógenas incandescentes, encontradas em diversos modelos, são as únicas que reproduzem fielmente a luz do dia, portanto respeitam as cores. Embora sejam mais caras, duram muito mais tempo e são bem mais econômicas do que as lâmpadas incandescentes comuns.

As fluorescentes também são chamadas de lâmpadas frias e são encontradas em diversos modelos. A luz é distribuída por igual, precisando de complementação de iluminação. Porém são econômicas, de temperatura baixa e sua boa intensidade pode resolver problemas de reflexão nos vidros das vitrines.

Temos também as lâmpadas de LED, que estão sendo muito utilizadas atualmente justamente por proporcionarem até 80% de economia de energia e possuírem uma vida útil extremamente longa. A lâmpada de LED emite uma luz direta e possui um controle luminoso variável que possibilita um ajuste preciso da intensidade da luz. Ela também emite uma onda monocromático, fazendo com que a luz seja emitida na cor certa.

Uma ótima opção para fazer um efeito de iluminação são os LEDS coloridos, eles vão deixar as cores de sua vitrine mais vivas e dispensam a utilização de filtros que causam a perda da intensidade da luz.

 

 

imgs_abcdavitrine_iluminacao

 

 

Conhecendo os tipos de lâmpadas, o próximo passo é definir os efeitos de iluminação do ambiente.

Luz Dirigida – Quando a luz é direcionada para um objeto incidindo de uma direção em particular. Isto pode ser conseguido através de lâmpadas refletoras e dicróica. Com uma iluminação de foco, os produtos tendem a possuir certa exclusividade, dando maior valor agregado para uma determinada sessão de peças ou produto que se queira destacar. Esta técnica deixa o ambiente suntuoso e aconchegante.

Luz Difusa – Iluminação onde a luz, não incide de um foco direcionado em particular. Esta técnica de iluminação se utiliza de materiais e cores de boa reflexão no ambiente para tornar a luz mais abrangente, menos ofuscante, tornando as sombras mais suaves.

A iluminação interfere nas cores e quando deficiente em luz reflete cores pastéis e sem vida, mas quando está bem posicionada e em boas condições, exalta as cores e chama atenção na medida adequada para os produtos.

Dentro de uma loja é necessário que haja a iluminação geral funcional, mas com toques da iluminação de foco para criar alguns efeitos que fazem toda a diferença no ambiente. É importante destacar que para as lojas de rua a iluminação interna deve ser maior do que a externa para que o vidro da vitrine não se torne espelho e impossibilite aos clientes enxergarem os produtos.

Agora é a hora de colocar a mão na massa, capriche na iluminação da sua vitrine, pode apostar que isso fará a diferença.

Veja também!