Home Aconteceu O futuro é circular

O futuro é circular

setembro 13, 2022
Acervo by C&A

A economia circular modificou rapidamente um dos conceitos de sustentabilidade mais utilizados no mundo desde que ganhou visibilidade no final do ano de 2018. Em resumo, uma indústria circular elimina o desperdício e a poluição, e os materiais e produtos são usados ​​pelo maior tempo possível e os recursos naturais são renovados. Isso levou ao desenvolvimento de novos modelos de negócios que se concentram no crescimento de uma empresa, limitando seu impacto em nosso meio ambiente.

Foto by Unplash

Foto by Unplash

As mídias sociais têm sido um forte acelerador de mudanças, especialmente nos últimos anos, já que as pessoas estão exigindo mais das marcas, especialmente as da indústria da moda. As buscas por produtos e alternativas sustentáveis ​​dispararam nos últimos dois anos. De acordo com o relatório de moda consciente de 2021 da Lyst, houve um aumento de 131% na demanda por itens de roupas tingidas de plantas, aumento de 178% nas visualizações de página para couro vegano em 2021, aumento de 103% nas pesquisas por estilos reparados ou reaproveitados, aumento de 278% nas visualizações de página de marcas que utilizam tecidos vintage e reaproveitados, e um aumento de 117% na demanda por itens reciclados e retrabalhados.

Foto by Unsplash

Foto by Unsplash

É evidente que nossa cultura está se tornando mais circular. Por causa disso e do aumento da pressão dos consumidores, a indústria da moda tem sido rápida em implementar vários programas e iniciativas circulares.

Moda circular: C&A, Ambev e Expor Manequins

Neste mês, ocorreu a abertura de uma nova loja da C&A, no Shopping Mais, em São Paulo.

Acervo by C&A

Acervo by C&A

Em parceria com a Ambev, que forneceu os materiais de engradados PETs e outros produtos, e com a Expor, onde fomos responsáveis pela produção de manequins feitos através do plástico fornecido pela fabricante de bebidas.

Além dos manequins recicláveis, as sacolas de compras, plantas e vasos que decoram o espaço foram produzidos com plásticos e fibras de jeans em final de ciclo de uso, por meio de parcerias com associações e recicladoras. Demais, né? 😊

Além dessa ação, confira abaixo nossas iniciativas e práticas sustentáveis:

Inspirados no propósito de valorizar uma conexão equilibrada com o nosso ecossistema, os manequins da Expor são fabricados em exclusiva resina Plex-t, com design único para um caimento impecável, são leves e fáceis de manusear, inquebráveis e 100% recicláveis.

Depois de usados, podem serem transformados em matéria prima em um ciclo sustentável de reaproveitamento contínuo.

Sim, é possível ter manequins customizados para você, além de agir para preservar o futuro dessa e das próximas gerações 😉

Foto by Unsplash

Foto by Unsplash

Para nós, esse objetivo somente pode ser alcançado em um ambiente saudável para nossos colaboradores e para a comunidade que nos abriga, refletindo em ações que realizamos com cuidado ao meio ambiente e de apoio aos que nos cercam.

Os resíduos industriais gerados durante o processo de fabricação são classificados da seguinte forma:

  • Papéis e papelão: São encaminhados para a empresa de reciclagem, reclassificados e transformados em novas embalagens.
  • Produtos em madeira: Fabricados com madeiras de reflorestamento por empresas certificadas.
  • Plásticos: São encaminhados para empresas de reciclagem, reprocessados e transformados em novos produtos.
  • Metais ferrosos: Encaminhados para usinas siderúrgicas e transformados em novos produtos.
  • Metais de alumínio e latão: Encaminhados para a fundição e retornam à nossa linha de produção para fabricação de formas, bases e pedestais.
  • Polietileno: Peças produzidas em resina Plex-t, são reprocessadas e transformadas em matéria-prima para fabricação de novos produtos.
  • Material de pintura: São fornecidos pela IQL, empresa de alta tecnologia que atende as normas mais rígidas de emissão de VOC’s (compostos orgânicos voláteis).

PS: O sistema de tratamento dos gases provenientes do processo de pintura são tratados conforme normas da CETESB número 010/2010/p.

Produtos não recicláveis:

  • Resíduos classe 1 – Materiais contaminantes: Filtros, solventes e graxas são encaminhados para usina de incineração. O calor gerado por essa queima é usado para produção de energia elétrica.
  • Resíduos classe 2 – Materiais não contaminantes: Papéis e estopas seguem para usinas de compostagem, passam por um sistema de decomposição e o gás metano produzido pelo processo, é convertido em fonte de energia.
  • Resíduos orgânicos: São coletados e seguem para aterro sanitário, ambientalmente licenciado, garantindo assim um descarte seguro para os materiais não reaproveitáveis.

Veja também!