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Tendências para o mercado varejista 2021

fevereiro 3, 2021
Mercado Varejista 2021

O ano de 2020 foi um dos anos mais penosos para todos os varejistas do mundo. Afinal, a pandemia do coronavírus forçou o mercado do varejo a passar por inúmeras transformações e atender a várias condições em um curto espaço de tempo. Com isso, essas mudanças colocadas afetaram de modo direto no comportamento do consumidor, e muitas entenderam a necessidade de se ajustar a essas mudanças para continuar lucrando. Assim, criando novas tendências para o mercado varejista em 2021.

Foto by WindowsWear

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Em compensação, já é realizável examinar o quanto isso atingiu a mente dos consumidores e como deve continuar impactando a curto, médio e longo prazo.

A situação do varejo no Brasil após a crise causa pelo coronavírus ainda é duvidosa mas, sabemos que algumas modificações afundas serão essenciais e que muitas delas envolveram a tecnologia.

O ano de 2021 está apenas no começo, portanto, ainda é tempo de pensar em objetivos e metas para este ano, por isso, separamos seis tendências e inovações no Mercado Varejista 2021 :

1. OMNICHANNEL

O termo omnichannel em sua tradução exata significa “todos os canais”. Assim, ele é uma das tendências de marketing para o varejo que tem como técnica principal ligar todos os atendimentos de uma empresa online e offline desejando aperfeiçoar a experimentação do usuário.

Foto by Google Imagens

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De modo geral, não se trata exclusivamente de ter uma loja física ou online mas, de gerenciar os empenhos nas duas áreas como parte de uma única tática. O omnichannel leva em avaliação, tendo como exemplo, que o cliente pode desejar realizar suas compras pelo computador, celular ou até mesmo na loja física. Conseguindo, inclusivamente, comprar pela internet e retirar na loja e que isso pode suceder em qualquer horário e local.

Compreendendo esse costume fica simples perceber que o virtual e o físico não são concorrentes mas, que são incorporados em apenas um único sistema. Portanto, no mercado Varejista 2021 ser um omnichannel significa gerar as circunstâncias para que o comprador faça sua compra quando desejar e da forma que desejar.

2. LIVE COMMERCE

O “live commerce” é uma tendência que surgiu na China e chegou com tudo no Ocidente. Atualmente, é cada vez mais constante que marcas façam lives com divertimento para viabilizar seus produtos. A atitude ganhou força com o Alibaba, que converteu a data de compras 11/11 em um genuíno espetáculo. No Brasil, a Americanas é uma das companhias que adotou a medida. O entretenimento também está inspirando o comércio sob outro ângulo. Por exemplo, a minissérie “O Gambito da Rainha” da Netflix, sobre xadrez, fez a vontade pelo jogo alcançar um recorde de público, fazendo a obra fomentar uma alta de 300% nas buscas.

 Foto by WindowsWear

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3. PAGAMENTOS INSTANTÂNEOS – PIX

A proposta do PIX é ser um meio de pagamento mais seguro e rápido. Algumas de suas inúmeras funcionalidades são transferências e pagamentos em até 10 segundos, ainda podendo acontecer 24 horas por dia, em todos os dias do ano, inclusive nos finais de semana e feriados. Além disso, também é possível efetuar pagamentos em tempo real a lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

Foto by Google Imagens

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4. SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA CIRCULAR

De acordo com uma pesquisa da Shopify, 53% dos consumidores preferem comprar produtos sustentáveis. Além disso, 49% dos clientes veem como positivo quando varejistas fazem doações a cada compra realizada.

Um exemplo disso, é a Expor Manequins, onde nosso propósito é valorizar a conexão mais equilibrada e natural com nosso ecossistema, os manequins são feitos com a nossa exclusiva resina PLEX-T (há mais de duas décadas testada e aprovada no mercado), além do seu material ser inquebrável e 100% reciclável. Depois esses manequins podem retornar para nós e serem transformados em matéria prima, dentro de um ciclo sustentável de aproveitamento contínuo.

Linha Essentials by Expor Manequins

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5. DIVERSIDADE

Felizmente, a diversidade nunca esteve tão em pauta desde às redes sociais ao varejo. Os consumidores estão cada mais alertas e requisitando cada vez mais representatividade, seja nas publicidades ou até mesmo no quadro de funcionários.

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6. E-COMMERCE

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa DHL, o e-commerce deverá crescer 22% até 2021 em toda a América Latina. De acordo com o estudo, o Brasil tem uma expectativa de crescimento de 17%, ficando atrás apenas do México, com 25%. Afinal de contas, se em 2020 o e-commerce já foi uma escapatória para muitas empresas conseguirem preservar o seu negócio, em 2021 ele será essencial.

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