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Alguém vai vender no natal… Será você?

outubro 8, 2015

 

Eu sei que parece difícil pensar em vendas no natal, quando nestes momentos não conseguimos pensar no dia de amanhã. Mas pode acreditar em mim, alguém vai aproveitar o natal pra vender mais, e amanhã e depois todos os dias, alguém fará vendas também! 

Será que este alguém pode ser você? Definitivamente pode! É uma questão de análise, planejamento e atitude. Não se trata de minimizar o ambiente atual em que todos buscam economizar, mas mesmo assim as pessoas comemoram datas importantes, querem presentear uma pessoa querida, tem compromissos profissionais e até buscam pequenas compensações pessoais para superar momentos de crise. Tudo isso é uma oportunidade de venda para você. Não importa se o natal será de “lembrancinhas”, ajuste o sortimento, melhore o atendimento, exponha com capricho e comunique! Certamente aumentará sua chance de vendas. Vamos rever alguns ítens importantes para máxima eficiencia. 

 

1 – Conheço meus clientes? O que é lembrancinha pra uns é um belo presente para outros. Ainda que todos estejam reduzindo seus gastos, há diferenças entre os orçamentos de quem ganha diferentemente. Assim esteja certo de terprodutos econômicos mas atrativos para o seu público alvo. 

 

2 – Atrair o cliente para a loja requer muito esforço, assim, sem desespero mas de maneira muito profissional, sua equipe deve estar preparada para aproveitar este momento para realizar a venda, não somente hoje mas no futuro também. Há vários tipos de clientes, será que a equipe está habilitada a tratar com eles? Há extenso material gratuito na internet sobre isso, mesmo no linkedin há grupos como Falando de Varejo e O Negócio do Varejo apenas para citar dois, que reúnem muitas dicas de profissionais. O SEBRAE também tem cursos acessíveis e de qualidade. Além de vender, ou mesmo que não venda neste dia, obter o celular ou e mail para avisar das promoções e novas coleções é sempre boa idéia!

 

3 – Uma vitrine e loja atrativas são determinantes para trazer o cliente para dentro da loja e despertar o desejo. Nunca me canso de lembrar: Uma vitrine pode ser responsável por 85% das vendas de uma loja e manequins são o 2º fator mais importante na venda de moda. Não é achismo, é pesquisa. Por isso, poucos recursos são melhor aproveitados dos os investidos na vitrine e apresentação da sua loja. E quando falo recursos não é só dinheiro que conta, maso tempo e cuidado que você investe nisso. Criatividade vale mais que dinheiro na vitrine. O que desperta a atenção de seus clientes? Que valores são importantes pra ele? Falando em manequins, atenção para a condição deles, manequins em mal estado, remendados e estropiados são maus vendedores e passam uma imagem de baixa qualidade para seus produtos. É importante também que seu cliente tenha empatia, quer dizer, possa ser enxergar nos manequins e atitudes que representam.

 

4 – Além da comunicação feita pela vitrine, tenha uma continha de INSTAGRAM e FACEBOOK onde você possa colocar os looks para seus clientes habituais e conquistar novos, neste caso as hashtags são importantes.#bombonitoebarato ou #oferta por exemplo podem ser interessantes. WhatsApp se tornou uma ferramenta de comunicação super importante ultimamente e o velho e mail sempre funciona para quem já te conhece. Não esqueça de pedirum curtir ou compartilhar se a pessoa gostou, é uma forma barata de atingir os amigos do seu cliente que não te conhecem.

 

Enfim, quando menos gente está nas ruas com disposição de gastar, aconcorrência por sua atenção aumenta, e desta forma temos de procurar formas de nos destacar. O natal é o grande momento do varejo, e não tenha dúvida, uma grande oportunidade de venda que você não pode perder. Se dentro do seu projeto necessitar de ajuda com os manequins, procure a nossa equipe de especialistas na Expor, certamente estamos capacitados a orientar as melhores opções para criar um visual personalizado de acordo com seu público e principalmente, gerador de VENDAS!

 

Artigo por: Marcos Andrade

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