Home Uncategorized Conheça algumas tendências para 2023, segundo a WSGN

Conheça algumas tendências para 2023, segundo a WSGN

fevereiro 8, 2023

Anualmente, a WGSN apresenta o seu relatório com as 13 principais tendências – abrangendo moda, interiores, beleza, tecnologia e alimentação – previstas para chegar ao mercado de massa naquele respectivo ano. Mapeadas com dois ou mais anos de antecedência, os experts acompanham o desenvolvimento de cada uma delas de modo a apontar o momento em que elas estarão mais próximas de atingir o mainstream. Confira abaixo algumas das principais tendências para a indústria de moda em 2023:

  • Revolução de energia solar

Agora que finalmente se tornou uma fonte de eletricidade mais barata, a energia solar está começando a penetrar no mercado de massa.

Com a crise global fazendo os preços dos combustíveis dispararem, fontes de energia gratuitas, locais e verdes tornaram-se um investimento sólido. Acompanhando o avanço em direção a um mundo pós-carbono, arquitetos e designers começaram a impulsionar essas propostas em escala macro. Diversos tipos de soluções inovadoras estão sendo demonstradas no ambiente construído, inclusive em termos de transporte – um carro elétrico movido a energia solar está sendo produzido, por exemplo. Mas com os consumidores tendo dificuldades para pagar a conta de energia – muitos deles forçados a escolher entre comer ou se aquecer – há uma oportunidade maior para as empresas ajudarem as pessoas a implementarem a energia solar em suas casas da maneira mais fácil possível, não só através de painéis solares no telhado, mas também com acessórios cotidianos como luminárias, chaleiras, cobertores térmicos, brinquedos e até ventiladores.

Kgabo Mametja @iamsaintrose for WGSN

  • Digital Lavender

Já incorporada à cultura digital, essa cor criativa penetrará nos mundos virtual e físico em 2023.

Prevemos o retorno do roxo como cor associada a bem-estar, escapismo digital e estabilidade, conectando-se com o foco crescente na saúde mental. Na moda, o Digital Lavender se tornou uma escolha de sucesso no setor da moda jovem, e as marcas estão apostando em seu apelo agênero. Os dados analíticos das passarelas WGSN mostram que essa cor vem ganhando espaço nos últimos desfiles de primavera/verão.

Kgabo Mametja @iamsaintrose for WGSN

  • Alternativas à base de algas

As algas representam uma supersolução renovável e de rápido crescimento e serão cada vez mais utilizadas para criar fibras, espumas e materiais de baixo impacto.

As algas só precisam de luz, CO2 e água para crescerem rapidamente; por isso, são ideais para cultivo em biorreatores. Esses organismos já estão sendo usados como matéria-prima em alguns calçados casuais, substituindo opções à base de petróleo em solados de espuma. No vestuário, as algas estão surgindo como uma alternativa aos sintéticos com uso intensivo de recursos, incluindo poliéster e nylon. Tintas e acabamentos de tecidos feitos de algas estão sendo testados por marcas em todo o mundo, incluindo Adidas, Levi’s e Puma. A londrina Vollebak, marca de alta performance, é pioneira no uso de corantes de algas negras para substituir pigmentos pretos à base de petróleo. As algas devem se proliferar na moda em 2023 e além.

Kgabo Mametja @iamsaintrose for WGSN

  • Realidade aumentada no cotidiano

Estamos chegando a uma era em que a realidade aumentada (RA) estará presente em todos os aspectos de nossas vidas.

Nas palavras de Tom Ffiske, um autor best-seller que escreve sobre tecnologia imersiva: “A RA é forte candidata a porta de entrada para o metaverso, pois supera outras tecnologias em termos de engajamento e acesso.” Dados de um estudo da Deloitte encomendado pela Snap Inc preveem que quase 75% da população mundial usará RA regularmente até 2025. Com os consumidores se tornando mais confortáveis com o uso da RA em seus smartphones e a navegação em RA chegando aos carros em 2023, o lançamento de óculos de RA inteligentes por grandes nomes da tecnologia é o que difundirá essa tendência.

Kgabo Mametja @iamsaintrose for WGSN

Caso você queira conferir mais sobre essas e outras tendências para 2023, acesse o link gratuitamente: https://www.wgsn.com/insight/p/article/639a436a4b03c45dbc0e1e70?lang=pt&aliId=eyJpIjoiU2QyZ2xlMmorczJGZkJRSyIsInQiOiJqSENzXC9sRVVyeVZnUG0rNkdRc041UT09In0%253D#page14

Não deixe de conferir um de nossos últimos posts: https://www.expormanequins.com.br/blog/a-cor-do-do-ano-2023-da-pantonae-viva-magenta-18-17-50/

Veja também!